João Gilberto Possiede deixa saudade e um legado de generosidade ao mercado de seguros

Recebi hoje com profunda tristeza a notícia do falecimento de Possiede, um dos grandes nomes do mercado segurador brasileiro e, para mim, muito mais do que uma importante fonte: um amigo querido de mais de 30 anos.

Ao longo da minha trajetória no jornalismo especializado, Possiede esteve sempre entre aquelas pessoas raras que entendiam o valor da informação e respeitavam o papel da imprensa. Era alguém que atendia telefonemas, retornava mensagens, explicava temas complexos, contextualizava cenários e fazia isso sem pressa, sem vaidade e com uma generosidade difícil de encontrar.

Tornou-se uma das minhas fontes favoritas. Não apenas pela competência técnica, reconhecida por todos no setor, mas porque havia algo maior: a capacidade de compartilhar conhecimento de forma genuína e humana.

Sua trajetória também se confunde com a história recente do mercado segurador brasileiro. Possiede construiu uma carreira de décadas, com passagens marcantes pelo Bamerindus Seguros e pela JMalucelli Seguradora, onde se consolidou como uma das maiores referências do setor. Mais do que ocupar cargos de liderança, ajudou a desenvolver um mercado. Foi um dos executivos que praticamente construíram as bases do Seguro Garantia no Brasil, modalidade que ganhou força e se transformou em uma importante ferramenta para infraestrutura, concessões e negócios do país. (Associação Panamericana de Fianzas)

Nos últimos anos, estava afastado do dia a dia do mercado. O tempo naturalmente muda os papéis, afasta rotinas, silencia agendas. Mas há pessoas cuja presença permanece intacta. Possiede era assim. Mesmo distante das atividades executivas, seguia com a mente brilhante, observações inteligentes, memória admirável e a mesma elegância de sempre.

O mercado de seguros perde hoje um executivo respeitado, um pioneiro e um construtor. Eu perco alguém que acompanhou parte importante da minha caminhada profissional e pessoal.

Há pessoas que deixam cargos. Outras deixam legado. Possiede deixa lembranças, ensinamentos e uma saudade imensa.

Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS