A AXA comemora, em 2025, uma década de operação no Brasil. O marco não é apenas simbólico. Representa uma nova fase para a companhia, que mira ampliar sua presença na América Latina e alcançar a liderança regional — posição hoje ocupada pela operação no México. Para isso, a seguradora aposta na expansão do portfólio, no fortalecimento da rede de corretores e na consolidação de práticas sustentáveis como diferenciais competitivos.
“Nosso plano é claro. Crescer com sustentabilidade, com uma operação massificada, digital e, sobretudo, inclusiva. O Brasil é peça-chave nessa estratégia global da AXA para ser a líder da América Latina”, afirma Luciano Calheiros, vice-presidente Comercial, Marketing e Experiência do Cliente da AXA no Brasil.
O plano estratégico da companhia para o ciclo 2023–2027 está alicerçado em três pilares fundamentais: AXA Verde, Massificação e Seguros Inclusivos. Esse modelo norteia tanto o desenvolvimento de produtos quanto a relação com corretores e parceiros de negócios.
Quando iniciou suas operações no país, há dez anos, a AXA tinha um foco majoritariamente voltado aos grandes riscos. Mas o mercado brasileiro exigiu uma transformação. A companhia ampliou sua atuação, desenvolvendo produtos e soluções para pequenas e médias empresas (PMEs), distribuídos principalmente pela rede de corretores.
Hoje, são mais de 3 milhões de clientes protegidos — sem incluir seguro automóvel individual, que não faz parte do portfólio — e mais de 3,2 mil corretores ativos em todo o país. A seguradora também trabalha para ampliar essa base, com capilaridade e suporte digital, permitindo que mais profissionais ofereçam seus produtos.
O novo ciclo reforça esse caminho. A AXA está investindo em soluções digitais, incluindo um novo portal para corretores, que melhora a jornada de vendas e atendimento, tanto para os parceiros como para os clientes. A proposta é oferecer um ecossistema tecnológico que permita cotações rápidas, gestão de apólices, emissão de propostas e acompanhamento de sinistros de forma eficiente.
Uma das novidades para o segundo semestre de 2025 é a entrada da AXA no mercado de seguro garantia. A companhia está na fase de contratação de um executivo que liderará a área, além de formar e treinar a equipe. A estratégia prevê a construção de uma plataforma digital que dê autonomia aos corretores, além de um produto reformulado, adequado às necessidades de um mercado que ganha novo fôlego com a recente regulamentação do setor.
“O seguro garantia é estratégico. É um mercado com enorme potencial, e a AXA traz uma bagagem global de excelência nesse produto. Vamos oferecer uma proposta moderna, competitiva e altamente digital”, adianta Calheiros.
Empoderadora na COP 30
Sustentabilidade não é um tema isolado na estratégia da AXA. Faz parte do DNA global e do reposicionamento da operação brasileira. O programa AXA Verde estrutura ações e produtos voltados para cadeias de negócios sustentáveis, com foco em energia renovável, construção sustentável e soluções que apoiem a transição energética.
Um exemplo concreto está na revisão do seguro de energia, que passou por atualização de mais de 30 cláusulas para atender demandas de setores como energia solar, incluindo cobertura para lucros cessantes, painéis fotovoltaicos e até limpeza de áreas verdes.
O compromisso da companhia com o tema levou a AXA a ser uma das embaixadoras da Casa do Seguro na COP 30, evento organizado pela CNseg, que ocorrerá em novembro, em Belém. “A COP 30 será uma oportunidade histórica para colocar o setor de seguros no centro da agenda climática global. E o Brasil, com uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem protagonismo natural nesse debate”, destaca Daniele Titton Fagaraz, diretora de Gestão Comercial, Marketing e Experiência do Cliente da AXA no Brasil.
Parte da estratégia de expansão da AXA no Brasil está baseada na oferta de seguros inclusivos. Com a iniciativa global AXA EssentiALL, a seguradora busca ampliar o acesso à proteção financeira para públicos desassistidos, como trabalhadores informais, cooperativas, varejistas e instituições financeiras.
O desenvolvimento dos produtos é feito sob medida para cada canal, sempre considerando as necessidades dos clientes finais. “A proteção precisa fazer sentido para a jornada daquele cliente. Um produto que funciona em uma cooperativa pode não ser aderente para uma fintech, por exemplo. Por isso, temos uma verdadeira fábrica de produtos, com flexibilidade, simplicidade e clareza na comunicação”, explica Daniele.
A empresa também fortalece o modelo de atendimento consultivo no segmento corporate, unindo a expertise das áreas técnicas e comerciais para oferecer soluções sob medida. A proposta é ajudar o corretor a ampliar seu share na carteira dos clientes, oferecendo mais proteção e, consequentemente, mais valor para todos os envolvidos.
Grandes riscos e especialização global
Apesar do avanço na massificação, a AXA mantém sua tradição e expertise em grandes riscos, com destaque para seguros como casco marítimo, aeronáutico e cibernético. Este último, no entanto, ainda enfrenta desafios de precificação no mercado brasileiro, especialmente para médias empresas.
A atuação nesses segmentos está alinhada ao programa global One AXA, que permite convergência de subscrição, acesso à capacidade de resseguro do grupo e suporte a clientes que possuem operações em vários países.
“Nosso diferencial está na capacidade combinada de oferecer produtos altamente especializados, com suporte global e soluções que vão desde o casco marítimo até seguros de riscos cibernéticos, passando por programas multinacionais completos”, afirma Calheiros.
O fortalecimento da proposta de valor também se reflete nos programas de incentivo. O Top Club, iniciativa que reconhece os corretores parceiros da AXA, foi remodelado para a campanha de 2025, com mais categorias e oportunidades.
As viagens nacionais e internacionais incluem destinos como Atacama, África do Sul, Itália, Portugal, Paris, Bordeaux e Marrakesh, além de eventos no Brasil, que tiveram crescimento no número de vagas, ampliando o reconhecimento para diferentes perfis de corretores, incluindo os especializados em Vida, Frota, D&O e E&O.
A companhia também lançou uma nova campanha digital com o mote: “Quer um produto? A AXA tem.”, reforçando sua capacidade de atender múltiplas necessidades, de grandes empresas a clientes de varejo.
O roadshow que marca os 10 anos da AXA no Brasil já percorre diferentes cidades do país, aproximando a seguradora dos seus parceiros, ouvindo o mercado e apresentando a visão para os próximos anos.
“Celebramos os 10 anos com orgulho do caminho percorrido e muito entusiasmo com as oportunidades que estão por vir. Estamos construindo, junto com nossos corretores e parceiros, a AXA que vai liderar o mercado na América Latina. E isso passa por escuta ativa, desenvolvimento de produtos alinhados às necessidades reais e uma atuação com propósito”, conclui Luciano Calheiros.