mercado

Lucro operacional das seguradoras registra avanço de 55% no 1o. semestre

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Olhar os números das seguradoras publicados pela Superintendência de Seguros Privados, como faz a consultoria Siscorp, nos traz dados bem interessantes. Um deles está nesta tabela. O quadro abaixo mostra a eficiência operacional que o mercado segurador brasileiro vem conquistando com os investimentos feitos nos últimos anos em processos e cortes de custos, conquistados desde a adoção de robôs para atividades rotineiras como com a saída de carteiras não rentáveis que acabam ocasionando em redução do quadro de funcionários.

Dawson Henriques de Oliveira, sócio diretor da Siscorp, afirma que apesar de não haver crescimento no volume de prêmio emitido líquido no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, o resultado operacional teve um aumento de 55% enquanto o resultado financeiro registrou queda de 8%. “Os gestores das seguradoras já esperavam essa queda por conta dos ajustes para baixo que o governo vem promovendo na taxa de juros da economia, a Selic. Como consequência da melhora operacional, o resultado final foi um incremento de 17% no lucro líquido do setor no primeiro semestre deste ano”, conclui.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

1 comentário

  • aos analistas propomos separar as cinco primeiras Cias. que de alguma forma estão ligadas a banco e observar que as demais seguradoras num total de doze, sete com índice combinado acima de 100% e cinco entre 92% e 98% e essas mesmas doze tem um índice combinado de cerca de 103,8% se tomarmos a médias entre as doze nos parece que o mercado não está nessa performance toda e sem contar que esse desempenho não seria possível sem a pratica de aumentos generalizados de tarifas que se observa no mercado em todos os ramos, nos últimos anos.

Deixar um comentário