A Fator Seguradora acaba de fazer uma importante contratação. Silvio Steinberg assume a diretoria técnica de P&C, conhecido internacionalmente como Property & Casualty, que engloba as linhas de Propriedades e Responsabilidades, e representam 72% dos negócios da seguradora. Especializada em seguros corporativos e riscos financeiros, a seguradora encerrou 2022 com receita total de R$ 636,5 milhões.
Com mais de 20 anos de experiência em grandes grupos seguradores e resseguradores, sendo o último cargo como vice-presidente sênior da Swiss Re Corporate Solutions, Steinberg chega para impulsionar os segmentos de médio mercado e de grandes riscos corporativos.
“Vivemos um momento importante no segmento de grandes riscos. Depois de 15 anos com preços baixos, o setor enfrenta agora um cenário desafiador. Os gestores de riscos precisam gerenciar o reajuste de preços dos programas de seguros em razão da elevação do custo imposto pelos resseguradores diante do cenário de perdas com catástrofes naturais”, comenta o diretor da Fator Seguradora.
Steinberg acrescenta que obter capacidade de capital para os contratos de seguros requer experiência e uma carteira saudável. “Há uma mudança do portfólio de investimentos das resseguradoras diante dos juros elevados, que atraem o capital para títulos de governos”, afirma.
Por outro lado, acrescenta, o cenário geopolítico onde os riscos estão mais agravados, com as ameaças de conflitos mundiais, tensões locais, bem como agravamento de perdas consequentes de mudanças climáticas e inflação, colocam em risco as operações das companhias, como revelou o estudo divulgado em janeiro deste ano pelo Fórum Econômico Mundial.
“Diante disso, a gestão dos riscos e a disciplina na subscrição são prioritárias para a proteção do patrimônio das corporações. Nós, da Fator Seguradora, estamos engajados e preparados técnica e tecnologicamente para ofertar produtos e serviços sob medida para nossos corretores e clientes, numa parceria de longo prazo,” afirma.