A série “O que esperar de 2021”, visa trazer um pouco de luz sobre as incertezas do próximo ano. Nesta edição, Andrea Crisanaz, CEO da Generali, fala um pouco sobre suas expectativas. Leia abaixo:
Quais as tendências da empresa e do setor para 2021?
A Generali Brasil vai seguir focada em sua estratégia:
- explorar novas rotas de crescimento no mercado mass channel, através de parcerias estratégicas.
- desenvolver ainda mais sua forte atuação nas contas globais: Vida (Generali Employee Benefits), Grandes Riscos (Generali Corporate & Commercial) e Ramos Elementares.
- liderar a inovação do mercado brasileiro aproveitando a experiência do Grupo e das insurtechs locais para estabelecer parcerias cada vez mais digitais e inovadoras.
Em se tratando do Grupo Generali, nossa estratégia Generali 2021 permanece efetiva e ainda mais válida no contexto do mercado atual. O Grupo aproveita suas forças para executar a estratégia de forma disciplinada, focada na excelência técnica, na forte rede de distribuição e no modelo de negócio diversificado.
Essas forças, combinadas com nossa sólida posição de capital e excelência em inovação, permitem que estejamos comprometidos com as metas financeiras de nossa estratégia para o futuro.
Dois anos depois do lançamento do plano Generali 2021, mantemos nosso comprometimento com todos os nossos acionistas, graças ao fortalecimento de nossos colaboradores, uma marca cada vez mais forte e nosso crescente compromisso com a sustentabilidade.
Como descreve o ano de 2020?
Foi um ano desafiador para todos. Um ano que precisamos aprender uma nova forma de trabalhar e nos relacionar. No entanto, foi um ano cheio de novos aprendizados que vieram para ficar. Na Generali Brasil, há alguns anos, havíamos traçado a estratégia de sermos uma Seguradora de Nicho e estarmos entre as principais seguradoras de Vida, Massificados e Grandes Riscos no mercado brasileiro. E, em 2020, pudemos antecipar nossa estratégia e focar apenas nestes segmentos para 2021. Queremos liderar a inovação do mercado brasileiro aproveitando a experiência do Grupo para nos tornarmos cada vez mais uma seguradora digital.
Qual foi o impacto da pandemia e os potenciais de crescimento para a Generali?
Na luta contra a epidemia de covid-19, todas as diretorias da Generali ao redor do globo estão se reunindo para encontrar caminhos para mitigar os danos que o vírus tem provocado a todas as nações. Este é um compromisso que nossa companhia assumiu e, por isso, estamos nos empenhando para promover vários meios que possam reduzir, de alguma forma, as perdas que o mundo terá com essa pandemia. A empresa já garantia, em suas Condições Gerais do Seguro de Vida, eventos decorrentes de pandemia ou epidemia.
Durante a pandemia, criamos o Seguro para a Covid-19, um produto voltado à Cobertura de Diária de Internação Hospitalar, em decorrência da Covid-19, e recuperação após alta. O seguro é oferecido para empresas com mais de 250 funcionários. Além disso, as apólices de Seguros Massificados e Micro Seguros da Generali passaram a contar com a Cobertura gratuita de Medicamentos Genéricos, em caso de prescrição médica no Pronto Socorro ou em Caso de Internação Hospitalar.
O seguro tem um importante papel social e é nosso dever colaborar para amenizar as perdas de todos os nossos clientes.
Quais as áreas mais afetadas?
Com o distanciamento social, muitas empresas se esqueceram de que, no fim das contas, ainda são pessoas que consomem seus serviços. Mais do que isso, são clientes que sentem falta do contato humano e da empatia de quem está do outro lado.
Há quem diga que a principal semelhança entre as crises é que todas acabam. Por isso, sobreviver a elas deve ser a prioridade de todo empreendedor. Para quem já passou por algumas adversidades, o momento é de focar na preservação de capital — financeiro e emocional.
A crise do coronavírus obrigou comerciantes do Brasil inteiro a fechar as portas. Nesse cenário, quem pôde oferecer serviços e produtos pela internet se sobressaiu. As vendas on-line saltaram 81% no mundo durante a pandemia e no Brasil não muito foi diferente. Hoje, vemos que o e-commerce veio para ficar. Grandes marcas construíram novas formas de se relacionar e mostraram o quanto é importante a experiência do cliente. É claro que o fechamento de lojas físicas impactou na venda de seguros, mas, por outro lado, o comércio eletrônico cresceu exponencialmente nesse período. Perde-se de um lado e ganha-se de outro.
O que mudou na forma de se relacionar com o consumidor? De um exemplo prático.
Para os clientes, adotamos diversas campanhas, globalmente, para lembrá-los que a companhia garante, em suas Condições Gerais do Seguro de Vida, eventos decorrentes de pandemia ou epidemia. Os mais de 50 países da Generali no mundo também estão empenhados em garantir informação em tempo real, através de diversos canais de comunicação online, sobre medidas de prevenção e atendimento à distância. No que se refere à aprendizagem na companhia, nossas equipes cresceram muito em termos de novos skills, forma de trabalho ágil e grande motivação em contribuir com o futuro do setor. Em TI, nossos sistemas são sempre mais online e conectados por API com nossos Parceiros.
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