Fonte: Reuters e Veja.com
O IRB Brasil RE comunicou nesta segunda-feira a renúncia de Ivan de Souza Monteiro da presidência do conselho de administração, cargo que será ocupado interinamente por Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal e membro do conselho da resseguradora.
De acordo com ata da reunião do colegiado nesta manhã, o conselho do IRB Brasil RE tomou conhecimento da renúncia de Monteiro formalizada perante a companhia às 18:10 de sábado.
“Os conselheiros deixaram consignados os seus votos de pronto restabelecimento ao Sr. Ivan de Souza Monteiro, tendo em vista os esclarecimentos previamente prestados por ele com relação aos seus problemas pessoais de saúde que levaram ao seu desligamento da companhia”, afirma a ata.
O IRB Brasil Re explica que, nos termos do Regimento Interno do conselho de administração da companhia, foi eleito Pedro Duarte Guimarães para ocupar interinamente o cargo de presidente do colegiado até que o novo titular do cargo seja eleito.
De acordo com a Veja.com, a renúncia repentina de Ivan Monteiro à presidência do Conselho de Administração do IRB Brasil, na última sexta-feira, é explicada por um motivo simples: exaustão.
Monteiro confidenciou a pelo menos dois conselheiros que pediu o afastamento para cuidar da própria saúde, apenas um dia após ter dado expediente no escritório e assinado a convocação para a próxima assembleia de acionistas, no final de março. O pedido foi recebido com surpresa pelos demais membros.
Em 2019, Monteiro já havia permanecido apenas dois meses como CFO da BRF, e saiu alegando recomendação médica por esgotamento.
Há cerca de 3 semanas, ele deixou ainda outro conselho, o da Light, também alegando razões pessoais. Monteiro foi o último presidente da Petrobras no governo Temer, tendo sido levado para lá ainda por Aldemir Bendine e assumido após a saída de Pedro Parente, finaliza a Veja.com.


















