Fundada há seis anos como uma seguradora independente, a EZZE Seguradora vem conquistando espaço, apostando em um modelo multicanal e multiproduto. “Crescemos com base em excelência operacional, atendimento qualificado, uso de tecnologia e estrutura organizacional fluida, adaptada aos objetivos estratégicos da empresa”, CEO Richard Vinhosa ao Sonho Seguro, durante sua participação a primeira edição do Fórum de Seguros Brasil–França, promovido pela CNseg, em parceria com a France Assureurs, realizado em Paris no dia 4 de junho, como patrocinador e palestrante.
Com portfólio que vai de seguros de automóveis e residenciais a linhas financeiras e equipamentos agrícolas, a EZZE tem como prioridade manter-se em conformidade com todas as exigências regulatórias — especialmente diante do novo Marco Legal dos Seguros. “Estar em compliance é pré-requisito para jogar o jogo. A regulação é tratada como prioridade absoluta”, afirma o executivo.
A estrutura interna da empresa também reflete essa agilidade: “Reorganizamos nossa estrutura organizacional duas a três vezes por ano. A estrutura é apenas o meio para alcançar o fim estratégico. Adaptamos as equipes para onde há maior demanda ou oportunidade, o que tem nos gerado bons resultados”, acrescenta.
A tecnologia ocupa papel central na estratégia da EZZE. A seguradora já utiliza ferramentas de inteligência artificial em processos de subscrição, precificação e prevenção de fraudes, especialmente no seguro automotivo. “Nossa IA atua inclusive no atendimento ao cliente, por meio de chatbots. Ela também apoia a precificação e a análise preditiva de sinistros. Sempre que há viabilidade e benefício, implementamos a inovação com responsabilidade e transparência”, afirma Vinhosa.
Para os próximos anos, a empresa aposta no crescimento das linhas de varejo — como automóvel, residencial e vida individual — sem deixar de lado produtos com alta demanda institucional, como garantia e D&O. “A companhia ainda tem muito espaço para crescer em vários segmentos. Estamos atentos às necessidades do mercado e aos movimentos de consumo.”
A EZZE também busca fortalecer sua atuação social e de governança. Entre as iniciativas, estão o apoio ao Pacto Contra a Fome, à Orquestra Juvenil de Paraty e a projetos liderados por organizações da sociedade civil. Recentemente, a seguradora criou um conselho consultivo com profissionais experientes do mercado para apoiar o crescimento da empresa com boas práticas de governança.
Sobre o papel dos corretores, Vinhosa é enfático: “O corretor sempre foi e sempre será essencial. O digital veio para aproximar e agilizar, não para substituir. Promovemos treinamentos, fortalecemos a comunicação e buscamos cada vez mais automatizar os processos para apoiar esse canal fundamental de distribuição.
Embora ainda esteja em fase de consolidação, a EZZE estuda a entrada em modelos como microsseguros e seguros inclusivos. “Faz parte do nosso mapa estratégico. No curto prazo, priorizamos outras frentes, mas há espaço para ampliar o foco na inclusão seguradora futuramente.”
As turbulências macroeconômicas e as transformações regulatórias, segundo Vinhosa, não são vistas como entraves. “Os desafios são os mesmos para todos os players. Enxergamos esse cenário como uma oportunidade de nos destacarmos com estrutura leve, uso de tecnologia e foco no cliente.
Com participação em fóruns como os de Londres e Paris, a EZZE já mira a internacionalização da marca. “A América Latina é o foco inicial. Estamos de olho em mercados como Argentina, Chile e Colômbia. Nosso plano é nos tornarmos uma das maiores seguradoras do Brasil e, em seguida, expandir para outros países da região.”
Sobre a possibilidade de parcerias, fusões ou abertura de capital, o executivo é pragmático: “Nosso plano é crescer, inclusive inorganicamente. Avaliamos oportunidades que estejam alinhadas à nossa estratégia. Pode ser uma aquisição, uma fusão ou outro tipo de associação. O importante é fazer sentido dentro do nosso modelo e momento.”