Modelo de franquias da Prudential impulsiona expansão do seguro de vida no Brasil

Durante a PTC 2025, evento em Orlando que celebra as 500 principais franquias da companhia, Prudential reforça estratégia de crescimento com foco em ampliar a proteção financeira no país

A cidade de Orlando, na Flórida, recebe de 11 a 15 de maio a PTC 2025, convenção anual da Prudential do Brasil que homenageia as franquias com melhor desempenho no último ano. Reconhecido como o principal evento da rede de franqueados Life Planner, o encontro reúne mais de mil pessoas, entre corretores e acompanhantes, para celebrar conquistas e compartilhar estratégias de expansão. Com o slogan “Guardiões da Proteção, expandindo o futuro Bold+”, a edição de 2025 marca a 26ª realização do evento, consolidando a relevância da franquia como canal de distribuição e peça central do modelo de negócios da companhia no país.

Com presença no Brasil há 27 anos e atuação no modelo de franquias há 21 anos, a Prudential é hoje uma das maiores seguradoras de vida do país. São mais de 2 mil franquias ativas na rede, formando um dos principais canais de venda da seguradora, que conta com um universo de 5,4 milhões de clientes brasileiros. A meta da companhia é ampliar esse número para 7 milhões até 2027. O Brasil já é o terceiro maior mercado da seguradora global, sediada em Newark, Nova Jersey, e com 150 anos de história. Em recente visita ao Brasil, a executiva global Caroline Feeney, que assumiu em março a chefia de aposentadoria e seguros da Prudential, afirmou que o país representa hoje a principal oportunidade de crescimento da empresa no mundo.

A CEO da Prudential do Brasil, Patrícia Freitas, tem um enorme carinho por este evento. Uma das raras mulheres no cargo de CEO no mercado de seguros brasileiro, ela destaca o potencial ainda inexplorado do mercado nacional de seguros de vida. Atualmente, a penetração do produto no Brasil é de apenas 18%. “O setor de seguros movimenta mais de R$ 700 bilhões e responde por quase 10% do PIB, quando somado ao mercado de franquias. Esses dois segmentos são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social”, afirmou Freitas. Em 2024, o mercado de seguros cresceu 12%, enquanto o de franquias teve avanço superior a 13%.

A relevância econômica do seguro de vida também é demonstrada por dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo a FGV, cada R$ 1 bilhão arrecadado em prêmios gera um impacto de R$ 1,48 bilhão no Produto Interno Bruto (PIB). Já a cada R$ 1 bilhão pago em indenizações, o impacto chega a R$ 1,35 bilhão. Esse efeito multiplicador mostra que o seguro de vida vai além da proteção individual, representando uma alavanca importante para a economia.

O modelo adotado pela Prudential é centrado no canal proprietário de franquias de corretoras, conhecidas como Life Planner. Os franqueados atuam na venda de seguros da companhia, por meio de atendimento personalizado e foco em planejamento financeiro individual. Atualmente, a empresa conta com 49 pontos de apoio espalhados pelas cinco regiões do Brasil e pretende ampliar sua capilaridade com novas unidades, principalmente em cidades do interior.

A CEO da operação brasileira também menciona o avanço da estratégia digital, que em apenas três anos atingiu cerca de 500 mil clientes. Embora o foco seja o crescimento orgânico por meio de franqueados, a Prudential não descarta aquisições pontuais no país, desde que alinhadas à sua estratégia. Além disso, a companhia aposta na previdência como outra frente de expansão. Três em cada quatro pessoas no mundo têm preocupação com a aposentadoria. Nosso centro de excelência global está trabalhando em soluções adaptadas às realidades locais”, informa.

A convenção PTC (President’s Trophy Convention) reconhece anualmente as 500 melhores franquias da rede, com base em critérios como volume de prêmios, número de apólices, índice de retenção e desempenho empresarial. O evento, que já passou por cidades como Las Vegas, Paris, Abu Dhabi e Salvador, reforça o compromisso da Prudential em valorizar e capacitar seus franqueados. Durante os cinco dias de programação, os participantes têm acesso a networking e celebrações.

A capacitação constante é parte central do modelo da Prudential. A empresa oferece uma plataforma de ensino a distância, a PruEAD+, com mais de 2 mil conteúdos em diversos formatos. Além disso, realiza eventos presenciais como o Franchising Day e o Master Franchisee Meeting, voltados ao desenvolvimento técnico e empresarial dos corretores. A estrutura de suporte inclui ainda treinamentos semanais e ferramentas de gamificação para incentivar o aprendizado.

Em 2024, a Prudential pagou R$ 838 milhões em benefícios no Brasil, acumulando R$ 4,2 bilhões desde o início das operações locais. A expectativa é ampliar essa base com a entrada de novos franqueados e o fortalecimento da cultura de proteção financeira. Para a empresa, o desafio está em aumentar a conscientização da população sobre a importância do seguro de vida, especialmente em um cenário global de incertezas econômicas.

Com a PTC 2025, a Prudential reafirma o papel central dos seus franqueados na expansão dos negócios e na missão de proteger vidas. O evento é, ao mesmo tempo, uma celebração e um ponto de partida para o novo ciclo de crescimento. Ao unir empreendedorismo, capacitação e propósito, a companhia aposta no modelo de franquia como um caminho estruturado para ampliar a inclusão financeira no país.

A jornalista viajou a convite da Prudential do Brasil

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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