Em um ano marcado por conquistas significativas, a Prudential do Brasil atingiu a marca histórica de 2 mil franquias operando em sua rede, reafirmando sua posição como uma das maiores e mais sólidas redes de corretoras de seguro do país. Liderada por Humberto Madeira, Vice-Presidente de Franquias e Treinamento, a companhia ampliou sua presença ao inaugurar cinco novos pontos de apoio em cidades estratégicas, consolidando um total de 39 espaços dedicados ao suporte de seus franqueados. Para 2025, a meta é ambiciosa: expandir ainda mais a capilaridade da rede, alcançando 50 pontos de apoio e atraindo novos empreendedores alinhados ao propósito de proteção.
Em entrevista, Madeira compartilha os pilares que sustentam o sucesso do modelo de franquias da Prudential, desde o perfil ideal dos franqueados até os produtos inovadores e personalizados que se destacam no mercado. Ele também revela como o robusto programa de capacitação e o suporte contínuo da empresa têm sido determinantes para o crescimento sustentável da rede, além de destacar o potencial do modelo de microfranquias, que alia propósito social a resultados financeiros atrativos.
Leia abaixo os principais trechos da entrevista:
Como você avalia o desempenho das franquias da Prudential em 2024, tanto em termos de expansão quanto de resultados financeiros, e quais são as metas e perspectivas para 2025?
Tivemos um ano excelente: alcançamos a marca histórica de 2 mil franquias operando em nossa rede. Somente este ano, 450 novas empresas se tornaram corretora franqueada Life Planner. Também inauguramos cinco pontos de apoio (Uberlândia, Campo Grande, Ribeirão Preto, Natal e João Pessoa), totalizando 39 espaços para suporte à nossa rede franqueada. Temos uma estratégia robusta de expansão para ampliar nossa presença no Brasil nos próximos dois anos chegando a 50 pontos de apoio.
Qual é o perfil ideal dos franqueados da Prudential? Há características ou experiências específicas que têm se mostrado determinantes para o sucesso nesse modelo de negócio?
Buscamos pessoas com perfil empreendedor, que tenham proatividade, disciplina, que desejam trabalhar com autonomia, buscam alto faturamento e, principalmente, estejam alinhadas ao nosso propósito de proteção. Nossa rede franqueada conta com diversos perfis e formações, desde médicos, dentistas, ex-executivos de grandes empresas até ex-funcionários públicos.
Quais são os principais produtos comercializados pelas corretoras franqueadas da Prudential? Como a seguradora se diferencia no mercado com essas soluções, especialmente no contexto de uma população envelhecida e mais consciente da importância do seguro de vida?
Nossa rede franqueada comercializa seguros de pessoas individuais, seguro de vida e coberturas diversas, especialmente para uso em vida, como doenças graves, acidentes pessoais e cirurgia e quebra de ossos. São produtos modernos e inovadores que acompanham as transformações do perfil do consumidor ao longo do tempo e as necessidades de cada grupo geracional, dos baby boomers à geração alfa. Além das coberturas que evoluem com o consumidor, oferecemos um atendimento altamente personalizado por meios das corretoras franqueadas Life Planners. Elas fazem uma consultoria completa e desenham um planejamento financeiro de acordo com as necessidades dos clientes e seus planos a longo prazo.
Observamos, por exemplo, que pessoas com idades entre 56 e 70 anos, já pensam em garantir estabilidade financeira aos beneficiários, seja com uma proteção para a família ou com planejamento sucessório. Para essa parcela, temos produtos como o Vida e Saúde, que unem seguro de vida a uma cobertura vitalícia para doenças graves. Com uma consultoria personalizada e produtos inovadores, conseguimos oferecer uma carteira diversificada e customizada para cada perfil de pessoa.
Quais são as exigências e o processo para quem deseja se tornar um franqueado da Prudential? Como o suporte, os treinamentos e os acompanhamentos contribuem para o sucesso do franqueado?
Para se tornar uma corretora franqueada, a pessoa interessada participa de um processo que inclui desde apresentações do modelo de negócio, acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF), entrevistas e realização de prova exigida pela Susep, até a formalização do contrato de franquia. Após essas etapas, o empresário ingressa definitivamente à rede de franquias e passa por uma série de capacitações envolvendo o modelo de negócio e produtos. Investimos no aprendizado contínuo e o treinamento oferecido pela Prudential é um de nossos pontos fortes. As master franquias dão total suporte e acompanham de perto o desenvolvimento dos negócios.
Desde o início da nossa atividade no Brasil, desenvolvemos um forte trabalho para a formação continuada da rede. Nossa plataforma PruEAD+ é atualizada constantemente e já reúne mais de 2 mil conteúdos divididos em quatro grandes temas: Negócios, Gestão de Franquia, Comportamento Empresarial e Vida. Os formatos são variados e inclui aulas online transmitidas em tempo real. Em cinco anos, a plataforma já contabilizou cerca de 250 mil acessos, uma média de 6,3 mil por mês. Temos ainda reuniões semanais em nossos pontos de apoio espalhados em todo país. Além disso, promovemos o Franchising Day, encontro anual que reúne todos os franqueados da rede.
O modelo de microfranquia da Prudential combina propósito social e resultados financeiros atrativos. Como esses dois aspectos são percebidos pelos franqueados e como eles têm impactado na atração de novos empreendedores para o negócio?
Os resultados conquistados pelos empresários são proporcionais à dedicação que cada um imprime em sua própria empresa. Investir em uma franquia Prudential é empreender em um mercado em franco crescimento e em uma das maiores redes de franquias do Brasil que oferece estrutura, apoio e suporte para eles crescerem. Além disso, os empresários franqueados vivem o propósito na prática e veem sua atuação como uma oportunidade única de fazer a diferença na vida das pessoas. Microfranquias são uma excelente oportunidade de empreender. Os diferenciais da rede de franquias da Prudential são: investimento inicial atrativo, baixo custo operacional, sem necessidade de ponto físico, payback em até 6 meses e a possibilidade de alto faturamento.