Rodrigo Cunha renova o portfólio na MAG Seguros

“Queremos estar presentes em todos os momentos de vida dos nossos clientes, com suporte financeiro e também emocional”, diz

Completando uma década de atuação no grupo MAG, Rodrigo Cunha assumiu no início de 2025 a Gerência de Desenvolvimento de Produtos e Inteligência de Mercado da MAG Seguros. Atuário de formação, Cunha começou sua trajetória na área técnica, onde permaneceu por cinco anos, até migrar para o desenvolvimento de produtos em 2020, já durante a pandemia — período em que teve o desafio de liderar equipes remotamente, em um contexto de transformação organizacional e adaptação às novas dinâmicas do trabalho híbrido.

“A pandemia impôs uma gestão à distância desde o primeiro dia, o que me levou a desenvolver uma escuta ainda mais atenta e a valorizar cada ponto de contato com o time. O modelo híbrido veio para ficar e hoje se tornou um diferencial competitivo, especialmente para atrair e reter os talentos mais jovens, que prezam por flexibilidade e qualidade de vida”, afirma Cunha.

Desde que assumiu a liderança da área de produtos, o executivo tem atuado na revisão e expansão do portfólio da companhia, com foco em adequar as soluções às transformações sociais e econômicas do país. Um dos principais marcos de sua gestão foi a atualização da linha de seguros voltados à cobertura por morte, ampliando a oferta para diferentes perfis de renda.

“Nosso olhar parte da pirâmide social como um todo. Vamos desde a linha ‘Vida Toda’ até a ‘Private Solutions’, para oferecer proteção financeira a todas as famílias brasileiras. E no último ano ainda fomos além, com a chegada da iniciativa F Seguros ao Grupo, conseguimos chegar às camadas mais populares, fornecendo proteção de forma inclusiva e acessível”, explica.

Na prática, os produtos passaram a considerar fatores como o aumento da expectativa de vida e a necessidade de oferecer soluções que vão além do preço. Uma das novidades foi a inclusão da cobertura por Doença Terminal (ADT) nos produtos ‘Vida Inteira’ e ‘Prazo Certo’, permitindo que o segurado antecipe parte ou o total da indenização em caso de diagnóstico grave. Além disso, os segurados do ‘Vida Inteira’ ainda participam de sorteios mensais, realizados pela MAG Capitalização.

Outro destaque é o fortalecimento da linha voltada ao público de alta renda, com o rebranding da ‘Private Solutions’. Além da nova linguagem visual e abordagem comercial, os produtos passaram a ter critérios de acesso mais flexíveis. O destaque é o lançamento do ‘Whole Life Sucessão’, que combina cobertura vitalícia, capitalização e condições mais acessíveis.

“Essa solução nasceu para dialogar com clientes que pensam em sucessão patrimonial, mas não se restringe a esse uso. O nome é fantasia, escolhido para facilitar o trabalho da equipe comercial e comunicar melhor os benefícios do produto”, ressalta Cunha.

O processo de renovação também passou pela simplificação das jornadas de contratação, com apoio de tecnologia e analytics. Com o uso de ferramentas de subscrição inteligente, a MAG reduziu em até 80% o tempo de preenchimento das propostas, substituindo processos tradicionais, como a Declaração Pessoal de Saúde (DPS), por modelos dinâmicos e digitais.

“Estamos atentos ao comportamento do consumidor. A forma de consumir conteúdo mudou, e o mesmo vale para produtos financeiros. Por isso, adaptamos tanto a oferta quanto a comunicação com nossos clientes e parceiros”, afirma.

Hoje, o grupo MAG conta com mais de 6,8 milhões de clientes e opera com múltiplos canais de distribuição. A área de produtos acompanha de perto essa diversidade, buscando insights junto à força comercial para refinar soluções e desenvolver novas frentes.

“Temos ouvido cada vez mais os nossos parceiros e clientes para entregar o que realmente importa. É dessa escuta ativa que nascem os produtos mais relevantes. E esse será nosso foco para 2025: transformar necessidades em proteção tangível e efetiva”, conclui.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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