Completando uma década de atuação no grupo MAG, Rodrigo Cunha assumiu no início de 2025 a Gerência de Desenvolvimento de Produtos e Inteligência de Mercado da MAG Seguros. Atuário de formação, Cunha começou sua trajetória na área técnica, onde permaneceu por cinco anos, até migrar para o desenvolvimento de produtos em 2020, já durante a pandemia — período em que teve o desafio de liderar equipes remotamente, em um contexto de transformação organizacional e adaptação às novas dinâmicas do trabalho híbrido.
“A pandemia impôs uma gestão à distância desde o primeiro dia, o que me levou a desenvolver uma escuta ainda mais atenta e a valorizar cada ponto de contato com o time. O modelo híbrido veio para ficar e hoje se tornou um diferencial competitivo, especialmente para atrair e reter os talentos mais jovens, que prezam por flexibilidade e qualidade de vida”, afirma Cunha.
Desde que assumiu a liderança da área de produtos, o executivo tem atuado na revisão e expansão do portfólio da companhia, com foco em adequar as soluções às transformações sociais e econômicas do país. Um dos principais marcos de sua gestão foi a atualização da linha de seguros voltados à cobertura por morte, ampliando a oferta para diferentes perfis de renda.
“Nosso olhar parte da pirâmide social como um todo. Vamos desde a linha ‘Vida Toda’ até a ‘Private Solutions’, para oferecer proteção financeira a todas as famílias brasileiras. E no último ano ainda fomos além, com a chegada da iniciativa F Seguros ao Grupo, conseguimos chegar às camadas mais populares, fornecendo proteção de forma inclusiva e acessível”, explica.
Na prática, os produtos passaram a considerar fatores como o aumento da expectativa de vida e a necessidade de oferecer soluções que vão além do preço. Uma das novidades foi a inclusão da cobertura por Doença Terminal (ADT) nos produtos ‘Vida Inteira’ e ‘Prazo Certo’, permitindo que o segurado antecipe parte ou o total da indenização em caso de diagnóstico grave. Além disso, os segurados do ‘Vida Inteira’ ainda participam de sorteios mensais, realizados pela MAG Capitalização.
Outro destaque é o fortalecimento da linha voltada ao público de alta renda, com o rebranding da ‘Private Solutions’. Além da nova linguagem visual e abordagem comercial, os produtos passaram a ter critérios de acesso mais flexíveis. O destaque é o lançamento do ‘Whole Life Sucessão’, que combina cobertura vitalícia, capitalização e condições mais acessíveis.
“Essa solução nasceu para dialogar com clientes que pensam em sucessão patrimonial, mas não se restringe a esse uso. O nome é fantasia, escolhido para facilitar o trabalho da equipe comercial e comunicar melhor os benefícios do produto”, ressalta Cunha.
O processo de renovação também passou pela simplificação das jornadas de contratação, com apoio de tecnologia e analytics. Com o uso de ferramentas de subscrição inteligente, a MAG reduziu em até 80% o tempo de preenchimento das propostas, substituindo processos tradicionais, como a Declaração Pessoal de Saúde (DPS), por modelos dinâmicos e digitais.
“Estamos atentos ao comportamento do consumidor. A forma de consumir conteúdo mudou, e o mesmo vale para produtos financeiros. Por isso, adaptamos tanto a oferta quanto a comunicação com nossos clientes e parceiros”, afirma.
Hoje, o grupo MAG conta com mais de 6,8 milhões de clientes e opera com múltiplos canais de distribuição. A área de produtos acompanha de perto essa diversidade, buscando insights junto à força comercial para refinar soluções e desenvolver novas frentes.
“Temos ouvido cada vez mais os nossos parceiros e clientes para entregar o que realmente importa. É dessa escuta ativa que nascem os produtos mais relevantes. E esse será nosso foco para 2025: transformar necessidades em proteção tangível e efetiva”, conclui.