Akad Seguros aprimora tecnologia para alavancar parcerias e entrar no clube do bilhão

Em 2022, a seguradora registrou receitas de vendas de R$ 420 milhões e no primeiro trimestre deste ano já chegou a R$ 670 milhões. A meta é entrar para o clube do bilhão em 2024

A Akad Seguros quer diversificar o portfolio de produtos, que tem o seguro de transporte como a principal fonte de renda, responsável por 50% das vendas, seguido por 25% de seguros de responsabilidade civil e 25% de seguro garantia. Há dois anos, quando a GP Investimento comprou a então Argo Seguros por R$ 160 milhões, referência em tecnologia em seguros e venda de apólices via plataforma digital de responsabilidade civil e bike, a participação de transportes era 60%.

Desde então, com aporte de tecnologia, o braço de seguros do grupo GP avança. Em 2022, a seguradora registrou receitas de vendas de R$ 420 milhões e no primeiro trimestre deste ano já chegou a R$ 670 milhões. A meta é entrar para o clube do bilhão em 2024. Já é a maior seguradora do país na emissão de seguros de erros e omissões, com uma carteira liderada por médicos, a quinta em responsabilidade civil de administradores, conhecida como Directors & Office, e a terceira em seguro de transportes.

“Crescemos em outras linhas de negócios aportando tecnologia e inovação aos produtos e na operação para facilitar a vida dos parceiros e corretores e beneficiar os clientes finais com um atendimento mais focado em seguros sob medida. Acreditamos que no final deste ano teremos um portfolio mais diverso com o crescimento das vendas de produtos como garantia e riscos financeiros no segmento corporativo e proteção para bike e cyber no segmento massificado”, conta o CEO Danilo Gamboa.

Neste ano, a seguradora faz a sua estreia em seguro de vida e promete lançar produtos para parceiros de negócios, principalmente para empresas que querem levar o seguro para seus clientes, como a Stone, varejistas, bancos digitais e financeiras, bem como para 12 mil corretores de seguros com quem realiza negócios. “Estamos investindo pesado em tecnologia para criarmos soluções sob medida para nossos parceiros. E o resultado já aparece, com 100% de crescimento em parcerias em 2023”, contou. 

Gamboa destaca o crescimento do seguro garantia. “Há uma grande oportunidade de mercado em garantia judicial. Nossos parceiros podem cotar e emitir remotamente a apólice, o que agiliza a solução ao cliente”, diz, citando que fornecedores precisam apresentar um seguro garantia para participar de licitações públicas. “A agilidade na entrega é vital para que este cliente possa confirmar sua participação na concorrência”, acrescenta. Segundo ele, a operação é 100% digital de ponta a ponta, com um trabalho sincronizado de todas as áreas da empresa, do time de tecnologia até as áreas de negócios e comercial.

Outra aposta da Akad está no seguro de bicicletas. “As apólices contêm uma gama de assistências desenhadas ao perfil de cada segurado: reparos, regulagem de freio, trocas de peças e um serviço de transporte para o hospital ou residência, em caso de acidentes”, diz. Segundo previsões da Abraciclo, a produção de bicicletas deverá alcançar 360 mil unidades em 2024, um volume 21,2% inferior na comparação com 2023, consequência da mudança do mercado que exige, cada vez mais, produtos de maior valor agregado da indústria.

Gamboa está otimista com o avanço do setor de seguros em geral, que ingressa agora no uso da Inteligência Artificial Generativa. “Poder ofertar um produto sob medida e moldar a operação de acordo com as necessidades de cada parceiro ajuda a alavancar parcerias e massificar a oferta”, diz. A seguradora, porém, mantém o atendimento e as cotações de grandes riscos personalizadas, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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