Porto comemora resultados positivos com as ações de marketing neste ano

Balanço do terceiro trimestre e do ano até setembro será divulgado amanhã e os investimentos em marca já podem ser comemorados

Com frases curtas, simples e de impacto, a Porto vem avançando no relacionamento com clientes e com corretores de seguros, que já ofertam outros produtos do grupo além do tradicional seguro de carro e de residência, segmentos em que é líder. O foco é mostrar que o grupo Porto vai muito além de seguros, que a estratégia básica tem o consumidor como foco e que o corretor é o principal canal de distribuição de seguros de bens, de vida, de saúde, de consórcio, de serviços financeiros e serviços gerais de manutenção em residências e empresas.

“Todo cuidado é Porto” passa ao cliente que o grupo faz de tudo para estar próximo em todos os momentos, da compra dos serviços, na gestão de riscos até o socorro em caso de acidentes. Cliente satisfeito facilita a venda e a vida do corretor de seguros. O slogan “Corretor é para sempre” é musica para os 33 mil corretores parceiros, que se sentem acolhidos neste momento de avanço da venda digital. 

Anos atrás, quando a tecnologia veio com tudo para transformar a vida das pessoas e das empresas, havia um temor de que o corretor seria substituído por robôs. Para quem acompanha o setor de seguros sabe que vender seguro é algo trabalhoso. Tem de ter persistência, conhecimento e boa fé para conquistar consumidores, em sua maioria sempre avessos a pensar no futuro e com baixa aderência ao planejamento financeiro. Assim, passada a previsão catastrófica, agora todos concordam que o corretor é o principal canas de distribuição de produtos do setor. 

A Porto sabe que não bastam palavras. É preciso ações que promovam networking, principal “modus operandi” do mercado de seguros em todo o mundo. Praticamente 100% das vendas são feitas na boa-fé. A seguradora aposta que o corretor trará bons clientes, negócios rentáveis. E o corretor confia que a companhia irá tratar bem dele e de seu cliente para manter a sustentabilidade do negócio. 

“Os dois últimos meses foram exaustivos para toda o time de marketing, que não mediu esforços para levar a marca Porto para todo o país, junto com outros patrocinadores de peso, e entregar experiências incríveis para seus públicos-alvo em setembro, outubro, mês em que se comemora o Dia do Corretor, e novembro”, conta Luiz Arruda, vice-presidente comercial, marketing, dados e clientes da Porto, sem revelar o valor do investimento na agenda dos eventos promovidos.

Clientes, corretores e parceiros foram convidados para o The Town, festival de músicas em São Paulo. Aproximadamente 6 mil pessoas compareceram ao Lounge Porto e 50 mil se divertiram na montanha-russa (uma ativação branded) durante o festival, de acordo com levantamento da companhia.

A Porto investiu no maior estande no Conec, principal evento de corretores de seguros realizado pelo sindicato da categoria, o Sincor-SP, entre 5 e 7 de oububro. A Porto esteve presente por meio de todas as verticais – Porto Seguro, Porto Bank e Porto Saúde – com os executivos compartilhando suas experiências, seja em painéis ou pelos corredores do Transamérica Expo Center.

E a Fórmula 1, para citar os maiores. Na F-1 a Porto registrou mais de 4 mil pessoas em um espaço diferenciado e exclusivo para clientes, corretores e parceiros.  Durante os três dias, Interlagos recebeu 267 mil pessoas. “Foi um sucesso do ponto de vista de atração de novos profissionais e de avanço na parceria com a Porto”, conta o executivo. “Levar experiências além do automobilismo à F1. Essa foi a nossa ideia quando colocamos em nosso espaço uma roda-gigante de 36 metros, simuladores de carros de corrida e autorama”, diz. 

A empresa ainda disponibilizou espaços instagramáveis, telões, copos colecionáveis e palco para shows. A escuderia Aston Martin Aramco Cognizant Formula One™ Team (AMF1) expôs peças dos pilotos, como macacões e capacetes. “Além disso, também distribuímos copos colecionáveis e 70 mil bonés assinados pelo nosso squad de pilotos patrocinados, e preparamos um palco para shows, que recebeu DJs conhecidos mundialmente”, conta.  

Também teve uma ação muito emocionante. Vinte crianças do #InstitutoPorto participaram da cerimônia de abertura do GP de São Paulo”, ressalta. O grupo Porto também anunciou na última semana o patrocínio a mais uma promessa do automobilismo brasileiro: Gabriel Bortoleto, da McLaren. “O piloto foi o campeão da #Fórmula3, garantiu seu ingresso à #Fórmula2 no ano que vem, e agora integra, também, o nosso squad”, comemora.

E o resultado aparece nos resultados do balanço do ano e deverá ter ainda mais relevância no balanço do terceiro trimestre, que será publicado amanhã, dia 9. O número de clientes tem crescido, principalmente com a estratégia de venda cruzada, ou seja, aumento de produtos da companhia por cliente. 

“Este número tem avançado muito e logo mais na divulgação do balanço poderemos divulgar mais detalhes”, diz Arruda. Ele conta que o Porto Bank foi lançado em abril e já está perto de 48% de conhecimento nacional da marca. Temos um crescimento de venda por engajamento dos corretores elevado e uma base de clientes que se renova com qualidade, ao atrair um publico alinhado ao nosso posicionamento.”

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS