FIDES RIO 2023: “Seguros é um negócio de pessoas para pessoas”, afirma David Colmenares

A América Latina é uma região com 665 milhões de pessoas, uma idade média de 30 anos, segundo dados de 2021, e na qual 63% da sua população tem entre 15 e 59 anos. “Sem dúvida, estes números mostram o enorme potencial de crescimento e consolidação que o setor segurador tem num ambiente variado e em que cada país tem a sua particularidade em termos macroeconômicos e de situação política”, afirma David Colmenares, diretor comercial para a América Latina da Allianz Commercial, que participou do painel Transformação Digital nesta tarde, durante a Fides Rio 2023.

Em conversa com o Sonho Seguro, ele afirmou que esses números revelam o grande desafio de ter planos que incluam uma abordagem estratégica ampla combinada com uma execução local de alto impacto, que aproveite as novas tecnologias, a mineração de dados, a inteligência artificial e a digitalização para oferecer melhores respostas em menos tempo, sem perder de vista uma máxima do nosso setor: somos um negócio de e para pessoas.

Em relação às tendências e oportunidades, o executivo acredita que é preciso continuar trabalhando para consolidar a cultura de seguros na região. “Ainda existem países em que o seguro é visto como uma despesa e não como um investimento, e isso é perceptivo, principalmente no mercado varejista. Por outro lado, na oferta de produtos que administramos na Allianz Commercial para nossos clientes corporativos ou empresariais, temos grande potencial para continuar a abordar o modelo insurtech, bem como seguros para a transição energética e para diretores e administradores mitigarem os riscos associados à alta administração”. 

O grupo aproveitou a Fides Rio 2023 para lançar as operações da Allianz Commercial em toda a América Latina. O anúncio é resultado da união de forças das empresas da Allianz na Argentina, Brasil, Colômbia e México com a Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), com o objetivo de atender os clientes de seguros comerciais com uma abordagem unificada no mercado. 

Liderado na América Latina por David Colmenares, os negócios da Allianz na Argentina, Brasil, Colômbia e México atuam sob o nome comercial de Allianz Commercial para oferecer uma abordagem integrada para empresas de médio porte, grandes corporações e riscos especializados em toda a região. 

Globalmente, a Allianz Commercial está estruturada em onze regiões, cada uma liderada por um Diretor Comercial que gerencia o negócio integrado para clientes e corretores com uma abordagem comercial unificada e consistente, oferecendo um amplo conjunto de soluções. 

“A nova estrutura regional nos proporciona uma presença ideal em todos os principais mercados em todo o mundo – e agora na América Latina. Seremos capazes de atuar plenamente no mercado com uma abordagem consistente, oferecendo soluções de produtos avançadas, baseadas em conhecimentos globais da indústria e subscrição, e entregues com conhecimento do mercado local”, comenta O CEO da Allianz Commercial, Joachim Mueller.

Colmenares ressalta que a Allianz Commercial é a resposta para as necessidades de uma região que, como a América Latina, está repleta de oportunidades e grande potencial, aliado a um contexto único. “Graças à nossa proposta, que inclui a combinação do suporte global do grupo Allianz e o conhecimento técnico e específico de nossas equipes locais, iremos consolidar nossa posição no mercado com uma equipe talentosa focada no serviço.” 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS