A Pottencial encerrou 2021 com lucro de R$ 130,7 milhões, o que a coloca na posição do 10o. maior lucro do setor de seguros, segundo dados da consultoria Siscorp. Em comunicado, a seguradora destaca o seguro garantia e o locatícia. Em prêmios emitidos em garantia, a seguradora saltou de R$ 712 milhões para R$ 798 milhões, um avanço de 12%, 17,4% de market share, e a vice-liderança no fiança locatícia, com 16,4% de participação no mercado.
Para o CEO da Pottencial, João Géo Neto, os números refletem, entre outros fatores, a sinergia e engajamento da equipe e os investimentos recorrentes e robustos em tecnologia. “Desde que fizemos a primeira emissão de apólice, há 11 anos, a empresa vem registrando um crescimento contínuo e sustentado, o que, para nós, é motivo de muito orgulho, pois mostra que, de fato, nossos esforços para transformar o mercado de seguros têm surtido os efeitos es perados”, destaca o executivo em nota.
Manter investimentos constantes em tecnologia, a fim de tornar os processos mais simples e ágeis, é, na opinião de Neto, essencial para se diferenciar em um mercado dominado por grandes players. “Não à toa a área de tecnologia é a que mais cresce dentro da nossa empresa. Por meio da análise de dados, conseguimos ofertar produtos customizáveis, que atendam às necessidades mais importantes das pessoas” explica. No último mês a insurtech revelou que mais de 200 vagas serão abertas ainda no primeiro semestre. Metade dessas posições é destinada à área de tecnologia.
Na visão do executivo, o bom desempenho da Pottencial é resultado da soma de uma gestão financeira eficiente, o cuidado com as pessoas -chamadas internamente de “potters”-, e a visão de longo prazo do negócio. Soma-se a tudo isso o fato de a empresa ter em seu DNA características essenciais para o consumidor moderno, como agilidade, desburocratização, flexibilidade e proximidade. “Para 2022, nosso objetivo é chegar a R$ 1 bilhão em prêmios. Algumas estratégicas serão essenciais para este crescimento, como ampliação e diversificação do nosso portfólio e o fortalecimento da nossa presença no varejo”, finalizou.