Vida e Previdência

Previdência é tema de palestra do CEO da Zurich na SWISSCAM

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

“Entendendo melhor a reforma da previdência e como se preparar para o futuro” foi o tema da palestra, seguida de debate, apresentada pelo CEO da Zurich, Edson Franco, na SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço-Brasileira. O evento aconteceu ontem ( 5 de dezembro), na capital paulista, e contou com a presença do Cônsul-Geral suíço em São Paulo, Urs Brönnimann, e do Cônsul-Geral suíço no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss.

O executivo da seguradora suíça mostrou um panorama sobre o atual cenário do sistema previdenciário brasileiro e apresentou pontos cruciais para a necessária Reforma da Previdência. “Os desafios do sistema previdenciário são estruturais e uma reformulação é imprescindível e inadiável. A situação chegou ao limite. Atualmente são oito pessoas ativas para cada aposentado. Em 2060, serão apenas dois trabalhadores para cada aposentado”, ressaltou.

Edson Franco também falou das alternativas que o mercado de seguros oferece para quem quer complementar a aposentadoria, como os planos de previdência privada. “Independentemente da Reforma, o segmento de previdência complementar deve continuar inovando e crescendo no país. O grande desafio para seguradoras e bancos é vender o produto adequado para o cliente adequado”, completa o executivo.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário