Cresce demanda e salário dos profissionais de seguros, segundo Robert Half

mulheresA sexta edição do Guia Salarial da Robert Half aponta para uma desaceleração na inflação salarial observada nos últimos anos. O levantamento da líder mundial em recrutamento especializado apresenta as principais faixas de remuneração pagas nas áreas de Finanças, Contabilidade, Mercado Financeiro, Seguros, Engenharia, Marketing, Vendas, Jurídica e Recursos Humanos – esta última no guia pela primeira vez. Outra novidade é o cálculo da variação percentual dos salários de 2014 em relação aos pagos em 2013. Para a elaboração do guia, são considerados os cargos mais demandados de média e alta gerência em empresas de todos os portes.

“Em 2013 vimos as empresas mais cautelosas e exigentes em relação às contratações”, diz Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half no Brasil. “Impactadas pelo cenário global, as empresas no País readequaram orçamentos e direcionaram investimentos para ganho de competitividade, rentabilidade e minimização de riscos”, completa.

Apesar da mudança no comportamento das contratações, Mantovani não vê um cenário pessimista. Segundo o diretor, segmentos como as indústrias de serviços, agronegócios e bens de capital continuam em aceleração e impactaram nas altas salariais. Áreas onde há escassez de profissionais como engenharia, tecnologia, finanças e contabilidade foram menos afetadas pelo desaquecimento do mercado e também devem registrar aceleração em alguns cargos.

No mercado de Seguros, os principais destaques foram nas áreas comerciais com valorização dos gerentes de novos negócios e executivos de contas, em função da busca das organizações por competitividade. Outra posição em alta é a do gerente de riscos de engenharia, profissional responsável por avaliar e precificar os riscos das obras.

“A demanda por esses executivos continuará nos próximos anos por conta dos investimentos que estão sendo realizados em infraestrutura, logística e projetos ligados à Copa do Mundo e Jogos Olímpicos”, aponta Ana Guimarães, gerente da divisão de Mercado Financeiro da Robert Half. Segundo a especialista, em 2013 as empresas do segmento demandaram contratações com foco em substituição de profissionais, mas para 2014 a tendência é de expansão de equipes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS