Corretora Willis apoia expedição de jovem em busca de recorde mundial na Antártida

willis expedicaoRelease

A Willis Group, uma das maiores corretoras de seguro no mundo, patrocina a Willis Resilience Expedition. O desafio do jovem norte-americano de 19 anos, Parker Liautaud, é percorrer, com esquis, 640 quilômetros, em 22 dias, tornando-se o homem mais novo e rápido a fazer o percurso da Costa da Antártida ao Polo Sul. O adolescente, que aos 14 anos já esteve em uma jornada no Polo Norte, irá coletar amostras de gelo e outros materiais para auxiliar pesquisas sobre as mudanças climáticas. “As pessoas discutem sempre sobre mudanças climáticas para as gerações futuras. Nós somos a geração futura, por isso estamos envolvidos nesse projeto” afirma Liautaud, que atualmente cursa Geofísica na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. A expedição começa amanhã, dia 3 de dezembro, e poderá ser acompanhada em tempo real pelo portal oficial da Willis Resilience Expedition, ou nos sites da Willis, twitter ou LinkedIN.

Com o intuito de testar os limites da resistência humana em ambientes extremos, a Willis quer ampliar as informações existentes sobre as mudanças climáticas e os riscos associados a ela. “Embora os perigos naturais ainda sejam considerados raros, quando nós examinamos estatísticas, vemos que as corporações têm 30% de chances de experimentar uma inundação, um desastre natural ligado ao vento, ou um terremoto nos próximos 20 anos” declara Jose Otávio, CEO da Willis Brasil. Somente nos últimos três anos, a economia mundial registrou perdas de US$ 758 bilhões com as catástrofes naturais, segundo estudos da Swiss Re. Desse montante, estima-se que apenas 33% estavam segurados.

“O coração desta expedição está estritamente alinhado ao negócio da Willis. Com a análise dos resultados que serão obtidos é possível construir uma estratégia de resistência aos riscos. Não será apenas uma aventura extraordinária de Parker, mas um verdadeiro teste da resistência humana em ambientes extremos” declara o CEO mundial do Willis Group, Dominic Casserley.

Aventura no gelo

Na Antártida, Parker irá percorrer 30 km por dia em temperaturas entre -28°C e -60°C. Isso tudo com uma bagagem de cerca de 82 Kg, o equivalente ao seu próprio peso. O jovem explorador terá que esquiar durante 10 horas por dia para completar o desafio e irá gastar 4 horas para fazer e desfazer acampamento, e cozinhar suas refeições. Essas, por sinal, devem ser rigorosamente calóricas e dar energia ao jovem para garantir que ele consuma 6 mil calorias necessárias em seu dia.

Além das temperaturas extremas da região, o trajeto cruza os Montes Transantárticos – a terceira maior cadeia de montanhas do continente -, que alcançam até 4 mil e 500 metros em seu ponto mais alto. Além do frio, ele terá a forte pressão pela frente.

Em seu perfil no Facebook, Parker descreveu que os treinos na Islândia, realizados em setembro, incluíam técnicas de escalada no gelo e até resgate em “fendas polares”. Na Antártida, elas podem chegar à profundidade de 45 metros e ter até 20 metros de diâmetro. Como são cobertas por uma espécie de ponte de neve, são difíceis de serem identificadas.

Termômetro Antártida

A Antártida é um dos raros locais do planeta onde o solo guarda registros do clima há milhares de anos. E durante o trajeto, Parker irá coletar amostras de neve, e enviar dados meteorológicos a cada 30 minutos. Essas amostras são fundamentais para sanar dúvidas importantes sobre as alterações que estão ocorrendo no clima. Os estudos poderão auxiliar a humanidade a se preparar para viver em ambientes de temperaturas extremas daqui a alguns anos. Além de frio, o vento e a pressão, o continente conta com apenas 200 milímetros de chuva por ano, o que torna o mais seco do mundo, um verdadeiro deserto de gelo.

Segundo a British Antartic Survey, a Antártida é uma das regiões polares de mais rápido aquecimento no planeta, o que torna essencial a análise de dados que será enviado por Parker para atualizar estudos do provável aumento do nível do mar com o derretimento do gelo dos polos. Com o apoio da EMC Corporation, empresa especializada em serviços de TI no mundo, e do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a expedição irá informação coletada em nuvem e analisada por especialistas em mudanças ambientais.

O percurso acontece em dezembro, uma época que a Antártida é banhada 24 horas pela luz do sol e poderá ser acompanhado ao vivo pelo site oficial (www.willisresilience.com) da expedição transmitindo o desafio.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS