Após um período de otimismo, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES) registrou queda no mês de abril. O Índice atingiu 111,4, queda de 3,7 pontos em relação ao mês anterior. “O movimento foi fortemente influenciado pela diminuição do otimismo com a economia brasileira”, justifica Francisco Galiza, autor do trabalho realizado em parceria entre a Rating de Seguros e a Revista Cobertura.
Em dezembro de 2012, 53% dos entrevistados acreditavam no melhor crescimento da economia brasileira nos próximos seis meses. Em abril, apenas 22% mantiveram a opinião, enquanto 67% disseram ser igual e, 11%, pior.
“Porém, um fato importante dessa nova edição é que, pela primeira vez desde o início do cálculo do indicador, a expectativa com a rentabilidade das companhias ficou positiva. Ou seja, mais seguradoras apostam que a rentabilidade do setor vai melhorar no futuro, com relação às que pensam de forma oposta”, descreve o economista.
Em abril, 53% dos executivos afirmaram que a rentabilidade será igual, enquanto 25% disse ser igual e, 22%, pior. Em março, a proporção era de 51%, 24% e 25% respectivamente.
No quesito faturamento das seguradoras, 61% dos entrevistados avaliaram como melhor e 33% como igual, enquanto no mês anterior a proporção foi de 68% e 30%, respectivamente.
Auto continua favorável
De acordo com a aferição de abril, especificamente no caso do ramo automóvel, o crescimento esperado da receita para 2013 continua favorável. Atualmente, mais de 50% das empresas entrevistadas esperam um crescimento maior nesse ramo nos próximos seis meses.


















