Seguro de vida inclui ajuda para organizar a casa após o luto

Serviço Amparo Sustentável, que oferece apoio prático e ecológico em momentos de despedida, é aprovada por 76% dos brasileiros

Pesquisa inédita mostra que 76% dos entrevistados gostariam que o seguro de vida incluísse um serviço chamado de Amparo Sustentável voltado à separação e destinação consciente de móveis, roupas e objetos de familiares que faleceram.

O estudo também revelou que 67% das pessoas têm interesse em contratar essa cobertura, mesmo com um pagamento adicional. Entre elas, 58% aceitariam pagar um pouco mais para contar com o serviço.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado em março de 2025, com 251 pessoas de todas as regiões do Brasil. Algumas das famílias já possuíam seguro de vida. A pesquisa foi conduzida pela Opinion Box, em parceria com a Ecoassist.

Algumas seguradoras já oferecem o serviço Amparo Sustentável como um diferencial competitivo, representando uma solução inovadora que vai além da indenização tradicional. O objetivo é oferecer apoio prático às famílias na organização dos pertences de entes falecidos, com o cuidado que a memória exige e o compromisso com a sustentabilidade.

O diretor-geral da Ecoassist, Eber Souza, explica que a empresa realiza a destinação sustentável de móveis grandes ou antigos, como sofás, armários, camas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, incluindo geladeiras, fogões, TVs, CPUs, rádios, telefones, cabos e baterias, entre outros.

Tudo o que a família quiser doar,  seja para outro parente, para entidade filantrópica ou para destinos credenciados da Ecoassist, será embalado pelo personal organizer para ser transportado, com responsabilidade, até o destino final”, comenta Eber Souza em nota.

Além disso, o serviço oferece apoio com pequenas obras não estruturais, como reparos, pintura e desmontagem de móveis, bastante úteis quando a família precisa entregar o imóvel alugado. Também estão incluídas a retirada de entulho e sobras de materiais, garantindo que o local seja devolvido limpo e organizado.

A pesquisa também aponta que 53% dos entrevistados preferem serviços com soluções ecológicas para o descarte de bens, e 70% valorizam empresas que atuam com responsabilidade ambiental nesse processo.

Segundo a Ecoassist, muitas famílias não sabem como lidar com certos itens que surgem nesse momento, como raio-x, medicamentos, dentaduras, aparelhos auditivos, lentes de contato e próteses, entre outros.

Também é comum haver dúvidas sobre o que pode ou não ser descartado, como pastas com contas, contratos, certidões antigas e documentos de trabalho.

“Temos profissionais que sabem lidar com cada um dos objetos, considerando os fatores emocionais, práticos ou legais relatados pela família”, afirma Eber Souza. “O personal organizer orienta o que deve ser guardado e o que pode ser descartado, incluindo a trituração segura de papéis e o descarte correto dos resíduos”, completa o diretor-geral da Ecoassist.

Há muito apego envolvido nos detalhes da casa: cartas, fotos, lembranças de viagens, colchas da avó, livros preferidos, móveis antigos, bordados, artesanatos e objetos de coleção. Tudo carrega a memória de quem partiu.

“O luto sempre é um momento difícil. Mas pode ser vivido com mais leveza, apoio e consciência. A cobertura Amparo Sustentável representa esse novo olhar para o cuidado, dentro e fora de casa”, explica Eber Souza.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS