3 motivos para investir em previdência privada no final do ano

Especialista da Zurich Seguros explica como seu 13º salário pode transformar o futuro financeiro

Fonte: Zurich

O fim do ano é um período que muitas pessoas escolhem para refletir sobre o futuro e para construir novos hábitos para serem adotados no novo ano que se aproxima. Nesse contexto, a previdência privada pode ser uma excelente opção para pensar na segurança financeira a longo prazo e para a adoção de hábitos financeiros mais saudáveis no dia a dia. 

Além de garantir economia no Imposto de Renda em 2025, aproveitar os últimos dias de 2024 para adotar e fazer aportes em um plano de previdência pode ser o pontapé inicial para a realização de objetivos de longo prazo, como uma viagem, a educação dos filhos ou mesmo a independência financeira na aposentadoria. 

“A previdência privada, com sua rentabilidade acumulada ao longo dos anos, é uma forma eficaz de transformar um plano em realidade futura, enquanto assegura uma reserva financeira importante a longo prazo”, defende Rafael Guilhon, superintendente de Negócios em Previdência da Zurich Seguros. 

Ele também aponta 3 motivos para aproveitar a virada de ano para apostar nesse investimento: 

  1. Benefícios fiscais e maior rentabilidade   

A previdência privada oferece vantagens tributárias, como a dedução de até 12% da renda bruta anual no cálculo do Imposto de Renda para aqueles que optam pelo plano PGBL. Além disso, não há “come-cotas”, permitindo que os ganhos cresçam mais no longo prazo. Para quem faz a declaração no modelo completo, os aportes realizados no plano reduzem a base tributável, resultando em menos impostos a pagar ou em uma restituição maior.  

Para quem quer aproveitar esses benefícios em 2025, os aportes devem ser realizados nos planos de previdência até o dia 30 de dezembro de 2024. 

  1. Maior possibilidade de investimento com o 13º  

Muitas pessoas recebem o 13º salário, bonificações ou férias nesse período, e destinar parte desse valor para um plano de previdência privada é um excelente começo.  

Dessa forma, é possível começar ou intensificar seus investimentos nesse período, aproveitando a renda extra para investir no seu futuro, sem comprometer os compromissos financeiros já assumidos com a sua renda atual. 

  1. Planejar novos hábitos financeiros para 2025 

A previdência privada permite a realização de aportes mensais ou com a frequência desejada pelo contribuinte.  

A adoção de um plano de previdência nesta virada de ano pode ajudar na construção da disciplina para investir com frequência. Os planos da Zurich, por exemplo, permitem aplicações a partir de R$ 100,00. Dessa forma, não é necessário ter uma renda alta, mas um bom planejamento financeiro pessoal.   

Rafael explica que a previdência é um investimento adaptável aos objetivos de cada pessoa, com modalidades que permitem ajustes de contribuição e resgates em emergências. “Investir na previdência privada é garantir um futuro com mais qualidade de vida e segurança financeira. A Zurich está preparada para atender diversos perfis de investidores”, explica Guilhon.  

O executivo ainda complementa que a previdência privada é uma decisão estratégica para quem busca um futuro mais seguro e organizado financeiramente.  “Além disso, a previdência permite uma maior rentabilidade dos recursos ao longo do tempo, contribuindo para o aumento do patrimônio. Outro ponto importante é a diversificação da carteira, que ajuda a equilibrar os investimentos, aumentando os retornos e reduzindo os riscos de concentração em uma única aplicação”, finaliza o executivo

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS