A Zurich Seguros encerra 2024 com um desempenho sólido, alavancado por crescimento sustentável, diversificação de portfólio e avanços em inovação. A empresa se prepara para 2025 com metas voltadas à expansão no varejo, liderança em seguros corporativos e avanços na sustentabilidade. Segundo Edson Franco, CEO da Zurich, a empresa busca enfrentar desafios globais como mudanças climáticas e cibersegurança, com foco na transformação digital e soluções adaptativas.
“2024 foi um ano desafiador, mas também de consolidação. Graças à nossa expertise local e internacional, conseguimos crescer dois pontos percentuais acima do mercado, mesmo diante de eventos climáticos extremos, como a tragédia no Rio Grande do Sul,” afirma Franco.
A Zurich alcançou um crescimento expressivo em linhas de negócios como Garantia (+84%), Linhas de Engenharia (+46%) e Responsabilidade Civil (+34%) até outubro, consolidando sua presença em seguros corporativos. “Nosso foco no cliente e no futuro permitiu avançar significativamente, principalmente em produtos como automóvel, vida, residencial e celular, sempre em parceria com corretores,” destaca o executivo.
“Em 2024, até outubro, crescemos seis vezes mais que o mercado no seguro automóvel, com rentabilidade, o que é difícil. No seguro residencial, tivemos um crescimento de mais de 90% no número de clientes, e no seguro de vida, um crescimento relevante do produto Vida PME,” explica Franco. Esse desempenho é reflexo da estratégia de diversificação e do fortalecimento do relacionamento com assessorias e corretores, além de parcerias com varejistas e bancos.
“A sustentabilidade segue como um dos pilares estratégicos da Zurich. Além de iniciativas ambientais, temos projetos sociais importantes, como o Fonte de Futuro, que leva água tratada a escolas no Tocantins, e o Origens, que promove a economia sustentável entre os povos originários da Amazônia. Também ampliamos nosso apoio ao Instituto Terra e a programas de educação para jovens brasileiros,” ressalta Franco.
Outro destaque foi a compensação de mais de 7 mil toneladas de carbono desde 2023, uma medida que reflete o compromisso da Zurich com a descarbonização e a incorporação de atributos sustentáveis aos produtos e serviços. “Nossa plataforma Zurich Resiliência Climática tem ajudado empresas a mitigar riscos climáticos com soluções personalizadas e baseadas em dados,” afirma o executivo. Esse projeto foi premiado pela CNSeg em 2024 e continua ganhando relevância diante dos eventos climáticos extremos.
A Zurich também se destacou em seguros cibernéticos, oferecendo consultoria completa para avaliação de riscos e estratégias de governança em segurança da informação. “Nosso trabalho em cibersegurança vai além das apólices, ajudando empresas a melhorarem sua resiliência frente às crescentes ameaças digitais,” explica Franco.
Para 2025, as metas prioritárias incluem diversificação de negócios, expansão no segmento de pequenas e médias empresas e fortalecimento do relacionamento com corretores. “Vamos continuar priorizando a sustentabilidade e a inovação como fundamentos para atender nossos clientes e enfrentar desafios globais, como as mudanças climáticas e a cibersegurança,” afirma Franco.
Com uma agenda robusta, a Zurich reforça seu compromisso com o crescimento sustentável e o desenvolvimento de soluções que impactam positivamente seus clientes e a sociedade. “Seguiremos atuando com uma agenda muito sólida, tendo a inovação como caminho para aumentar a eficiência de nossas operações, incorporar a sustentabilidade ao negócio e aprimorar ainda mais o atendimento ao cliente,” conclui Franco.