Depois de dois anos após a compra da seguradora Direct Line, a Mapfre está pronta para vender seguro de vida online em parceria com a Swiss Re, informou o jornal espanhol Expansión após ter confirmado com o presidente Antonio Huertas. A ideia agora é levar a tecnologia desenvolvida para outros países. O grupo mudou o nome da Direct Line para Verti e investiu em tecnologia para colocar a plataforma digital para rodar na Alemanha e agora na Italia.
Em suas declarações ao jornal, Huertas afirma que o digital “é uma maneira de acelerar a expansão da Mapfre para diversos países. “Nós aprendemos e o grupo agora está em condições de implantar em seis meses o modelo digital da Mapfre em qualquer país do mundo onde tenhamos presença”. Segundo ele, o processo já foi iniciado no Peru, Turquia, México, Brasil e Chile. Já na China o projeto digital aguarda autorização há três anos.
No radar, a Mapfre tem outras frentes digitais, como vender saúde digital, projeto liderado por Pedro Diaz Yuste, do Google, com prazo de dois anos para estar pronto, e o projeto SAM3.0, que tem como base inovar o seguro do veículo conectado à internet.
De acordo com previsões divulgadas no relatório “Panorama Econômico e Setorial 2018”, apresentado no último dia 22, o volume de prêmios em Vida na região deverá subir 9,5% este ano, superando a taxa de crescimento esperada nos mercados emergentes (9,1%). Em Não Vida, entretanto, a expectativa aponta para uma aceleração do crescimento na América até 6,7%, em comparação com 6% em 2017.
Em linhas gerais, nos mercados desenvolvidos, os prêmios de Vida poderão apresentar crescimento em torno de 3,4%, enquanto os mercados emergentes experimentariam um crescimento superior a 9%. Em Não Vida, os mercados de seguros globais manterão a dinâmica observada em 2017, com crescimento positivo nos mercados desenvolvidos, em torno de 4,9%, mas especialmente nos mercados emergentes, em cerca de 7,4%.
“2018 será um ano com perspectiva de crescimento da economia, o que irá gerar um entorno favorável para a atividade seguradora”, afirmou Manuel Aguilera, diretor-geral do Serviço de Estudos da Mapfre, detalhando que as economias emergentes apresentam uma maior elasticidade no crescimento do negócio de seguros em relação ao crescimento no nível de atividade.