Austral Seguradora completa sete anos com foco inovação e gestão de riscos

Release

A Austral Seguradora completa sete anos em outubro como a segunda maior seguradora na área de Riscos de Petróleo do Brasil, com 48% de market share (até julho). A companhia ocupa o 5º lugar no ranking de Garantia e 8% de participação de mercado no segmento. O produto Garantia Judicial, que passou a ter melhor definição nos últimos anos e ser mais aceito nos tribunais, tem se destacado e cresceu 20% em relação ao ano passado. A linha de seguros Patrimoniais e de Responsabilidade (P&C) teve desempenho recorde e o crescimento chegou a 355%.

Desde o início da operação, em 2010, a Austral investiu em um modelo de negócios baseado em inovação, agilidade e eficiência operacional. “Mesmo em cenários de falta de investimento em infraestrutura, mantivemos lucratividade e crescemos em prêmios”, destaca Carlos Frederico Fereira, CEO da Austral Seguradora. “Um dos principais focos da empresa tem sido o aumento da rentabilidade, o que a levou a esse resultado positivo em meio a um período de queda acentuada dos preços do petróleo no mercado internacional e falta de novos projetos e construções no setor”, avalia.

A seguradora vem apresentando crescimento constante. Ano passado, o lucro líquido foi de R$ 19,9 milhões, um avanço de 5,7% em relação a 2015. “O crescimento poderia ter sido ainda maior não fosse o impacto não recorrente do resultado cambial das nossas operações em dólar”, pontua Ferreira.

Em setembro, a Austral Seguradora lançou uma nova cobertura em Riscos Operacionais de Grandes Riscos em liderança. O produto tem foco nos setores industrial, fabril, rodoviário e energia. A capacidade inicial é de R$ 100 milhões e a expectativa é ampliá-la até o final do ano.

“As novas rodadas da ANP também representam um novo ciclo de investimentos na área de Riscos de Petróleo, seja com a contratação de novos equipamentos, projetos e, no futuro, com a operação poços, plataformas, navios de apoio e lançamento de linhas, por exemplo”, explica.

A seguradora também está investindo em uma linha de Responsabilidade Civil para Riscos Cibernéticos. O intuito é atender uma nova demanda de seus clientes a partir de um novo marco regulatório no Brasil para este tipo de risco.

Para Ferreira, as iniciativas da seguradora para encarar o cenário desafiador de 2018 passam por investimentos em tecnologia e relacionamento com o cliente. “Nossa aposta é continuar oferecendo serviços livres de burocracia e com ênfase em inovação”, resume.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS