2017 certamente será um ano marcado por fusões e aquisições no mercado segurador

Ninguém nega que 2017 será um ano de grandes fusões e aquisições no mercado segurador mundial. Os boatos surgem quase que diariamente. Nos bastidores, somente neste mês dois rumores envolvendo pesos pesados. Um deles de que a corretora Aon estaria negociando a venda da divisão de benefícios Hewitt para Clayton Dubilier & Rice L.L.C. , por US$ 4,5 bilhões, menos dos US$ 4,9 bilhÕes que pagou, com o objetivo de se concentrar em seguros de bens e responsabilidade e gerenciamento de riscos. Na semana passada, a bola da vez dos boatos foi a alemã Allianz ser a preferida na compra da australiana QBE.

A QBE negou, em nota oficial, que tenha recebido propostas de ser adquirida pela alemã Allianz. O jornal alemão Handelsblatt apontou que o CEO da Allianz, Oliver Baete, encontrou-se com o líder da QBE, John Neal, antes do Natal. “Conversas entre os grupos foi amigável, mas não há nenhuma negociação concreta ainda”, publicou o jornal. Outra fonte, que não foi identificada, informou à agência Reuters na última segunda-feira, 30, que a companhia alemã teria feito uma aproximação informal com a QBE para tentar a aquisição, mas que não tinha estipulado nenhum preço ainda.

Enquanto a QBE nega, a Allianz não comenta. A mídia internacional destaca que no final de 2016, o CEO do grupo alemão disse aos investidores a companhia tem procurado pela aquisição perfeita para fechar o gap que existe na companhia. De acordo com analistas, o grupo está preparado para gastar cerca de 9 bilhões de euros em operação M&A, procurando por alvos atrativos a um preço razoável.

No Brasil, onde a área de saúde é a mais visada por investidores estrangeiros, esses dois cases teriam impactos limitados. A AON acaba de comprar a ADmix, uma corretora especializada em benefícios, e dobrou de tamanho nesse segmento. Foi a maior compra feita pela Aon no Brasil nesse setor, adicionando 2,7 milhões de beneficiários ao 1,3 milhão que já possuía. A Allianz, depois de dois anos arrumando o estrago que a mudança de tecnologia causou, derrubando vendas e lucro, volta com força total para a mídia com muitas novidades. A QBE tem um viés de inovação, com produtos diferentes viabilizados pelo uso de tecnologia de ponta, cresce na área de afinidades e prepara uma plataforma digital que deverá ser um divisor de águas da nova era para o setor de seguros digital no Brasil, se o arcabouço regulatório do setor for modernizado.

Vamos acompanhar. São movimentos interessantes, que tiram todos da zona de conforto e geram ganhos ao consumidor em termos de atendimento, produtos e serviços.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS