Mais uma opção aos brasileiros: Seguros Sura começa a operar no Brasil

Gonzalo: "Estamos felizes por concretizar este processo e poder iniciar operações no Brasil
Gonzalo: “Estamos felizes por concretizar este processo e poder iniciar operações no Brasil

Mais uma opção para os brasileiros. A partir de hoje o grupo segurador de origem colombiana Suramericana, que tem entre seus acionistas a Munich Re com 19%, assume o controle da operação local da RSA Seguros e passa a ofertar um leque de produtos mais abrangente para o mercado brasileiro de um grupo que tem 71 anos de experiência em negócios de seguros e gestão de tendências e riscos. “A estratégia de expansão é vital para as empresas em termos de diversificação de economias, conhecimentos, mercados e consumidores, e nos dá um mercado potencial de atingir 71% da população da América Latina e acompanhar nossos clientes que vieram para o Brasil”, diz Gonzalo Alberto Pérez, presidente da Suramericana, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, em São Paulo.

O investimento do grupo na compra das operações da América Latina da RSA envolveu investimentos de US$ 614 milhões para os seis países. “Os investimentos anuais do grupo Sura giram em torno de US$ 40 milhões na América Latina e se o Brasil mostrar necessidade de investimentos eles serão feitos”, diz Pérez. Atualmente, a aquisição está sendo avaliada pelos órgãos regulatórios do Chile, Colômbia, México, Uruguai e Argentina. Segundo ele, a decisão de investir na aquisição foi algo conversado com a sócia Munich Re, que acaba seguindo o mesmo caminho da rival Swiss Re, que abriu no Brasil, além de uma resseguradora, uma seguradora para atuar no mercado de seguros primários.

Segundo ele, a estratégia para o Brasil privilegia a gestão local, um diferencial de suas concorrentes, uma vez que muitas das estrangeiras precisam submeter decisões a aprovação da matriz. “Aqui a gestão é local, desde investimentos até se o horário de trabalho será flexível. Quem decide é a diretoria local”, afirmou, citando que é esse pilar que dá a Sura a liderança na Colômbia, com 23%. A segunda maior detém 10%.

Pérez está visivelmente feliz e com grande otimismo com a operação brasileira, mesmo diante das previsões de uma economia fraca para o Brasil nos próximos três anos. Quando questionado por que o Brasil neste momento, ele é rápido para responder: o Brasil é um dos mercados mais atrativos e desenvolvidos no setor de seguros e representa 50% do crescimento de prêmios da região. Além disso, a economia brasileira continua tendo um peso significativo na América Latina, sendo responsável por mais de 40% do PIB latino. O Brasil conta com a maior população da região, com mais de 200 milhões de habitantes, sendo que mais que a metade deste número com menos de 40 anos, tendo a classe média como um segmento importante.

Thomas Batt, que era o CEO da RSA segue no comando da Seguros Sura Brasil. “Estamos felizes por concretizar este processo e poder iniciar a operação da Seguros Sura no Brasil. Esta é a primeira operação finalizada da RSA dentro de toda a plataforma regional que faz parte da aquisição que anunciamos em 2015. “Sabemos que temos pela frente desafios importantes para podermos consolidar a operação brasileira e seguir somando valores aos nossos clientes” acrescenta Batt.

“Estamos olhando o potencial do Brasil e junto com a matriz vamos analisar as oportunidade de mercado para iniciarmos em novas linhas de negócios. Devemos ter esse estudo pronto no final deste semestre”, informou Batt, descartando a atuação em grandes riscos no curto prazo. Seguros para pequenas e médias empresas é o futuro do Brasil e em automóveis atua somente no segmento de frotas. O grupo afirma ter uma atuação multissolução, multicanal e multirregião. “Além de seguros, acompanhamos nossos clientes com soluções completas de gestão de riscos para oferecer qualidade de vida às pessoas e competitividade das organizações”, informou. Isso inclui benefícios de saúde, automóveis, com mais de 25 mil veículos segurados. “Para o Brasil isso é um número pequeno, mas significa a liderança na Colômbia”, comentou Pérez.

Batt: temos agora um leque maior de produtos para ofertar
Batt: temos agora um leque maior de produtos para ofertar

A Seguros Sura Brasil conta com 312 colaboradores e atualmente atende mais de 1,4 milhão de clientes. Esta equipe se junta a mais de 11 mil colaboradores da SURA na Colômbia, República Dominicana, El Salvador e Panamá, e a mais 10 milhões de clientes que a companhia possui nesses quatro países. O Grupo Sura é líder na Colômbia e na América Central, com um total de 10 milhões de clientes. Recentemente anunciou a assinatura de um acordo para adquirir as operações da RSA na América Latina, que atingem mais de 5.6 milhões de clientes no México, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai e Colômbia.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS