A oito dias de ser inaugurada, a árvore de Natal da Lagoa se partiu ao meio devido aos fortes ventos que atingiram a cidade, na madrugada desta sexta-feira. A estrutura está sendo montada desde de setembro, próximo ao Parque dos Patins. Em nota, a Backstage, empresa responsável pela montagem da árvore, informou que houve muitos danos na estrutura e que, por isso, a inauguração prevista para o dia 28 de novembro teve que ser adiada. Ainda não foi divulgada a nova data.
Neste momento, a equipe de engenheiros contratados está avaliando a extensão desses danos para que sejam tomadas as devidas providências, a fim de repará-la o mais breve possível. Eles recolheram algumas peças da água, entre elas a estrela que ficava no topo da árvore. Os técnicos fotografaram o local e recolheram parte da estrutura que ficou no entorno.
Um dos pescadores da colÔnia localizada ao lado da árvore, Paulo Marins, de 62 anos, nascido e criado na região, presenciou a queda de parte da estrutura. “Eu estava dentro da casinha e começou a ventar bastante. Saí para ver porque achei que o telhado estava sendo arrancado com o vento, mas era o barulho do ferro contorcendo. Foram duas rajadas de vento que fizeram este estrago. Assisti a tudo em câmera lenta. A primeira rajada de vento só entortou a estrutura superior.Ela tombou, chegou a ficar balançando, mas não caiu. Aí veio uma segunda rajada de vento e derrubou”, revelou.
Um outro pescador confirmou essa versão. “Na primeira rajada de vento, a gente ainda brincou: “essa árvore vai voar”. Na segunda, a parte de cima quebrou e caiu em câmera lenta. Por sorte, não havia ninguém trabalhando nela, senão poderia ter machucado alguém”, disse.
Diversos turistas e moradores que passam pela Lagoa de bicicleta ou praticando exercicios param para tirar fotos da estrutura comprometida e lamentam os estragos a pouco mais de uma semana da inauguração. “Poxa, passo aqui todo dia de bicicleta. Há cerca de um mês e meio, estava quase pronta, uma pena, tomara que consigam consertar a tempo”, disse Gustavo Silveira, técnico de enfermagem.
A manobra para transportar a árvore até o meio da lagoa estava marcada para as 5h, e o incidente ocorreu pouco antes, às 4h40m. A inauguração está programada para acontecer no dia 28 de novembro, a partir das 20h, no Parque do Cantagalo.
A Árvore de Natal da Lagoa, que é patrocinada pela Bradesco Seguros, é considerada a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records.
VENTOS DE 59 km/h
A frente fria que chegou na cidade trouxe ventos fortes e chuvas isoladas no Rio, durante a madrugada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), houve registro de vento forte com rajadas de 59 km/h na estação de Marambaia, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, e de intensidade moderada em Copacabana (31km/h).



















