Seguradora Líder-DPVAT registrou 6.189 ocorrências de acidente de trânsito no feriado da Semana Santa em 2014

Release

Os brasileiros que desejam aproveitar o próximo feriado da Semana Santa para viajar devem ter muito cuidado. Os números de ocorrências no trânsito registrados nessa época do ano pela Seguradora Líder-DPVAT são alarmantes. Só em 2014, no período da Semana Santa (quinta, sexta, sábado e domingo), foram contabilizadas 6.189 ocorrências de acidentes de trânsito, número 9% superior do que o registrado em 2013. Desse total, 75% dos casos correspondem à invalidez permanente, o que significa que pelo menos 4.687 pessoas ficaram com algum tipo de sequela. Esse número ainda pode ser maior, já que as vítimas têm até três anos para entrar com pedido de indenização.

De acordo com a Seguradora Líder-DPVAT, as principais vítimas continuam sendo os motociclistas. Das 486 mortes no feriado de Páscoa em 2014, 247 (51%) correspondem a acidentes envolvendo motos. “Se olharmos para os últimos cinco anos, os acidentes com motos cresceram 202,6% no feriado da Páscoa, sendo que os casos de invalidez permanente, para esta categoria de veículos, no mesmo período analisado, cresceram 282,4%”, afirma Ricardo Xavier, Diretor-Presidente da Seguradora Líder-DPVAT.

O levantamento feito pela Seguradora Líder-DPVAT aponta que a maior parte dos acidentes com morte acontece na sexta e no domingo – dias em que as pessoas estão indo e retornando da viagem. Em 2014, foram 91 acidentes com mortes na quinta-feira, 138 na sexta-feira, 122 no sábado e 135 no domingo.

“Esse números mostram o quanto é importante ter cuidado na estrada. Antes de viajar, é necessário checar o carro, os equipamentos de segurança, respeitar as leis de trânsito e não ingerir bebida alcóolica”, alerta Xavier.

Perfil das vítimas

Os homens continuam sendo a maioria das vítimas de trânsito. O levantamento da Seguradora Líder-DPVAT aponta que eles foram 78% dos acidentados no último feriado de Páscoa, enquanto as mulheres, 22%. Na análise dos acidentes com mortes, os homens representam 83% das vítimas e as mulheres, 17%. Os jovens de ambos os sexos de 18 a 34 anos são a maior parcela de acidentados (54%). Nos casos com morte, esse segmento etário corresponde a 47% dos casos.

Serviço

Solicitar o Seguro DPVAT é fácil, gratuito e não precisa de intermediários ou advogados. A própria vítima ou beneficiário pode fazer o pedido seguindo apenas três passos:

1 – Escolher um ponto oficial de atendimento. A listagem completa por cidade pode ser acessada pelo site www.dpvatsegurodotransito.com.br ou pelo telefone 0800 022 1204.

Lembre-se: as agências próprias dos Correios também recebem gratuitamente pedidos de indenização do Seguro DPVAT.

2 – Reunir a documentação necessária de acordo com a cobertura – morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas e hospitalares .

3 – Preencher o pedido de indenização em um ponto oficial de atendimento e entregar a documentação.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS