Corretores de seguros estão satisfeitos com o comissionamento das companhias

mario sergioRelease

A política de comissionamento é o motivo de maior satisfação dos corretores de seguros em relação às companhias seguradoras. Já a precificação dos seguros é motivo de insatisfação. Essas são as principais conclusões da Pesquisa para Melhoria Contínua do Mercado de Seguros – PMC 2013, desenvolvida pelo Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP).

Além desses dois itens, a PMC 2013 colheu a avaliação dos corretores a respeito da eficiência na cotação; eficiência na liquidação de sinistro; padrão de atendimento comercial e, ainda, competência na emissão das apólices. Para cada item pesquisado, os corretores atribuíram graduações na seguinte escala: excelente (10), muito boa (8), boa (6), regular (4) e ruim (2). A tabela abaixo mostra as avaliações gerais.

Veja a nota média obtida em:

Política de comissionamento – 7,3

Eficiência na cotação – 7,1

Competência na emissão das apólices – 7,0

Eficiência na liquidação de sinistro – 6,9

Padrão de atendimento comercial – 6,7

Produtos oferecidos aos segurados – 6,7

Precificação dos seguros – 6,4

Média total – 6,9

De acordo com Mário Sérgio de Almeida Santos, presidente do Sincor-SP, a boa prestação de serviços ao consumidor está diretamente ligada à maneira como o corretor interage com a companhia seguradora. “Os resultados dessa pesquisa nos permitirão propor ações que visam promover o aperfeiçoamento da relação entre os corretores e as companhias seguradoras, cujos reflexos, certamente, se estenderão aos consumidores”, afirma.

Participaram da pesquisa 1.957 corretores, sendo 1.445 sócios do Sincor-SP e 512 não sindicalizados. O número total representa 6% de toda a categoria no Estado de São Paulo. As melhores avaliações foram apontadas nas regiões de Barretos, Nova Alta Paulista e São João da Boa Vista; já as regiões de Assis, Bauru e ABC registraram os maiores índices de insatisfação. “A próxima etapa desta pesquisa será interpretar esses índices, verificar o andamento das operações nos locais com os melhores resultados e, na sequência, levar soluções práticas para as regiões com os piores indicadores”, conclui o presidente do Sincor-SP.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS