Seguro de vida passa a incentivar hábitos saudáveis e a prevenção da obesidade no dia a dia 

Programas agregados oferecem acesso a consultas médicas e descontos em medicamentos. 

Fonte: Mapfre

Em um país onde 60% da população está acima do peso, segundo dados da World Obesity Federation, e o custo com doenças crônicas não transmissíveis cresce ano após ano, iniciativas de prevenção têm se tornado prioridade tanto para o setor público quanto para empresas que atuam na área da saúde. Uma dessas iniciativas vem do setor de seguros, que começa a redefinir seu papel tradicional ao incluir, nos produtos de vida, benefícios voltados ao cuidado com o bem-estar e à mudança de estilo de vida.
 

É o caso da seguradora MAPFRE, que oferece no seu Seguro de Vida Individual o programa ‘MAPFRE Cuidado de Você’, uma plataforma de serviços voltada à promoção da saúde, com foco na prevenção. Por meio do programa, os segurados têm acesso a descontos em diversas especialidades, como nutrição, psicologia e nutrologia, tanto em formato online como presencial. O atendimento com nutrólogos, por exemplo, permite identificar deficiências nutricionais, tratar distúrbios alimentares, orientar o uso adequado de suplementos e ajustar a alimentação de acordo com as necessidades individuais.
 

A proposta da MAPFRE acompanha uma tendência de valorização da saúde preventiva no Brasil. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, mais de 75% dos óbitos no país estão relacionados a doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade. Parte significativa desses casos poderia ser evitada com intervenções simples no estilo de vida, como reeducação alimentar, controle de peso e atividade física regular.
 

“Nosso objetivo é ampliar o olhar sobre o seguro de vida. Ele não precisa ser acionado apenas em situações extremas. Pode, e deve, ser um aliado no cuidado contínuo da saúde, ajudando as pessoas a viverem com mais qualidade agora”, explica a diretora técnica de seguro de vida da MAPFRE, Hilca Vaz. “Ao oferecer suporte ao bem-estar físico e emocional, queremos tornar o seguro mais próximo da rotina das pessoas.”, conclui. 
 

A aposta no cuidado preventivo acompanha mudanças no comportamento do consumidor, cada vez mais atento à sua própria saúde e buscando soluções integradas para o seu dia a dia. Segundo Hilca, o foco na prevenção é um movimento positivo não apenas para os clientes, mas também para o setor como um todo. Para a executiva, incentivar hábitos saudáveis pode significar, no médio e longo prazo, uma redução na sinistralidade e maior longevidade das apólices. “Quanto mais as seguradoras investem em prevenção, mais sustentável tende a ser o modelo”, afirma Hilca. 
 

“A MAPFRE vê esse posicionamento como parte de uma transformação mais ampla. Em vez de atuar apenas como amparo em momentos difíceis, o seguro pode assumir um papel ativo na construção de um futuro mais saudável e equilibrado. Acreditamos no cuidado integral entre corpo, mente e segurança financeira. E isso começa com escolhas diárias que impactam diretamente na qualidade de vida”, conclui.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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