Prudential reforça estratégia das franquias de seguros com crescimento sustentável e protagonismo

Vice-presidente Rodrigo Prosdocimi destaca expansão do canal Life Planner e a importância da premiação anual como reconhecimento ao desempenho e dedicação dos franqueados

O evento President’s Trophy Convention (PTC) 2025, realizado em Orlando entre os dias 11 e 15 de maio, marca mais uma etapa estratégica na trajetória de expansão do modelo de franquias da Prudential do Brasil. A seguradora, com 27 anos de atuação no país, sendo 21 operando com corretoras franqueadas, reuniu as 500 unidades com melhor desempenho para celebrar os resultados obtidos e traçar os próximos passos para ampliação do acesso ao seguro de vida.

Em entrevista exclusiva, o vice-presidente do canal de negócios Life Planner, Rodrigo Prosdocimi, destacou a importância da convenção como plataforma de reconhecimento, alinhamento estratégico e estímulo à capacitação dos franqueados. Segundo ele, a dedicação dos corretores franqueados, a adesão ao modelo de negócio e o propósito de proteger famílias são os principais diferenciais que sustentam o crescimento do canal no Brasil.

“Estou muito feliz com esta edição da PTC. Um dos fatos que me emocionou foi ver a resiliência do Rio Grande Sul, que passou em 2024 foi algo devastador, mas foi incrível ver a como superaram os desafios e se reinventaram. Destaco a resiliência do Life Planner, com a vitória do primeiro lugar da master franquia A ESB Corretora de Seguros, que tem o Eduardo Brasil como representante técnico, com ponto de apoio da Locomotiva. Parabéns a todos”, disse no palco da premiação realizada em Orlando, Flórida.

Ele destacou a solidez da companhia. “Vocês são parceiros de uma companhia que acaba de completar 150 anos, de muita evolução e desafios superados, assim como a gente vive no canal Life Planner, construindo um legado com compromisso, proteção e confiança”.

Qual o significado da premiação dos franqueados para a estratégia de negócios da Prudential e como esses resultados influenciam futuros projetos?
A Prudential construiu um modelo de negócio único e inovador no mercado de seguros de vida no Brasil. Por meio de corretoras franqueadas Life Planner, desenvolvemos um método de comercialização baseado na necessidade do cliente e estabelecemos uma parceria, com uma cultura empreendedora e um propósito claro e bem definido. A cada ano, o crescimento do canal Life Planner guia a estratégia da companhia e comprova que ter um canal de distribuição proprietário é uma fortaleza para os negócios da Prudential no Brasil.
E a nossa convenção anual President’s Trophy Convention – PTC reconhece e celebra os empresários que mais se destacaram no ano levando proteção financeira a mais brasileiros, além de ser um espaço de troca, aprendizado e conexão. Nesta 26ª edição, escolhemos o tema “Guardiões da Proteção – Expandindo o Futuro Bold+” e tivemos 500 corretoras franqueadas classificadas, ou seja, com os acompanhantes estamos falando de um evento para mais de 1 mil pessoas. O local é emblemático, em Orlando, uma cidade mágica que remete à inovação, expansão e oportunidades, atributos que se conectam com o propósito e os valores da Prudential.

Qual foi o diferencial na atuação dos vencedores que levou à conquista do pódio?

Dedicação, fidelidade ao modelo de negócio, constância nas capacitações e treinamentos oferecidos pela Prudential, além do propósito em comum de proteção. Saber que sua atuação pode mudar a vida de uma família é um estímulo muito grande para os nossos franqueados. É extremamente gratificante para o corretor franqueado pagar um benefício e ver uma pessoa se recuperando de uma doença grave, por exemplo. O reconhecimento é outro fator motivacional para nossa rede. Na franquia Prudential, a dedicação é diretamente proporcional aos ganhos obtidos. O corretor franqueado vê seu trabalho ser reconhecido e recompensado, e isso é uma das maiores motivações para qualquer empresário se empenhar mais para o desenvolvimento de seus negócios.

Que práticas recomendariam aos novos corretores que desejam crescer no mercado de seguros?

O corretor é um profissional fundamental para o desenvolvimento da atividade de comercialização de seguros porque tem o know-how para apoiar o cliente no momento da necessidade de proteção financeira. Por isso, incentivamos nossos franqueados com treinamentos e capacitação contínua. É importante se manter atualizado em relação às leis, às técnicas de vendas e buscar entender e estar cada vez mais próximo de seus clientes.

Em que áreas você vê potencial ainda inexplorado para crescimento das franquias Life Planner no Brasil?

Temos uma estratégia ousada de expansão para todo o Brasil. Em um país no qual apenas 18% da população conta com seguro de vida, temos um grande potencial para ampliar a cobertura e uma missão de ajudar cada vez mais brasileiros a também conseguirem se proteger financeiramente. Atualmente, temos 46 pontos de apoio nas cinco regiões do Brasil, mas queremos aumentar a nossa capilaridade nos próximos cinco anos, tanto em número de corretores franqueados quanto em novas vendas. Estamos ampliando nossa presença nacional e avançando para outras cidades, especialmente, no interior do país onde vemos muita oportunidade. Ao pensar em expansão, avaliamos diversos indicadores, como PIB, densidade demográfica, renda per capita, IDH, taxa de urbanização e se já existe alguma atuação de corretores franqueados na localidade, entre outros fatores. Fazemos uma análise detalhada para expandirmos de maneira estratégica.

Conte um pouco do suporte e treinamento oferecidos pela Prudential para que os franqueados atinjam resultados tão expressivos.

Desenvolvemos uma agenda rica de encontros e treinamentos para suportar os franqueados a desenvolverem suas franquias. Temos um modelo de educação à distância que inclui uma variedade de recursos, como podcasts, lives e gamificação. Nossa plataforma, a PruEAD+, oferece mais de 2 mil conteúdos em diferentes formatos, incluindo texto, áudio, vídeo e jogos, além de aulas ao vivo pela internet. Realizamos também treinamentos semanais focados em temas relevantes para o nosso modelo de negócio. Além disso, organizamos anualmente o Franchising Day e o Master Franchisee Meeting, encontros estratégicos focados na troca de conhecimento e experiências entre os franqueados que contribuem para o sucesso de toda a rede.

Que mensagem você gostaria de deixar para os franqueados que estiveram presentes na convenção PTC desta vez, mas que têm grande potencial de crescimento?

Meu conselho é sempre o mesmo, são duas dicas básicas, porém desafiadoras: estar aberto a seguir o modelo e disposto a se dedicar muito, e para isso, manter a perseverança e a motivação é essencial, bem como focar nos treinamentos e se conectar com outros franqueados e master franqueados que já trilharam um caminho de sucesso.
Vemos um comprometimento enorme dos nossos corretores franqueados em fomentar o planejamento e a educação financeira e proteger vidas. Reconhecemos o enorme potencial, o entusiasmo e a energia dos empresários que integram a nossa rede e acredito no impacto positivo que eles trarão aos negócios da Prudential para um futuro ainda mais promissor, forte e ousado. Com velocidade, qualidade e padrão, não tenho dúvidas que vamos construir um legado Bold de sucesso.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS