Previdência privada ganha destaque na Semana ENEF como ferramenta de educação financeira

Especialista reforça a importância de iniciar o planejamento financeiro desde cedo, com soluções que ajudem as famílias a viabilizar o futuro educacional e pessoal dos jovens

Fonte: Bradesco

A 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciativa que mobiliza instituições públicas, privadas e da comunidade escolar visando promover ações de conscientização para o uso responsável dos recursos financeiros, que está sendo realizada de 12 a 18/5, tem como tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. A ideia é estimular o debate sobre como as famílias podem, desde cedo, trazer para a discussão o universo da organização do orçamento pessoal. E, nesse contexto, a previdência privada representa uma ferramenta eficaz de planejamento a longo prazo e uma oportunidade de aprendizado prático sobre metas, disciplina e tomada de decisões responsáveis.

Tradicionalmente associada à aposentadoria, a previdência privada tem se consolidado, cada vez mais, como um recurso flexível para apoiar projetos diversos ao longo da vida: desde a realização de um curso superior ou intercâmbio até a aquisição de um bem ou a abertura de um negócio. O hábito de investir regularmente, iniciado ainda na infância, ajuda a preparar jovens para lidarem com o dinheiro de forma consciente e estruturada.

Uma pesquisa realizada pela agência Edelman para a Bradesco Vida e Previdência, em 2024, apontou que 73% dos pais que contratam previdência privada para seus filhos têm como principal objetivo custear a educação superior. Outras finalidades comuns incluem o estímulo ao hábito de poupar (46%), a realização de cursos profissionalizantes (42%) e experiências como intercâmbio (33%).

“Investindo desde cedo, mesmo com valores modestos, os pais podem construir uma base sólida que fará diferença na vida dos filhos no futuro. Ao envolvê-los nesse processo, contribui-se para o desenvolvimento de uma mentalidade financeira mais consciente e responsável”, ressalta Marcelo Rosseti, superintendente sênior de Negócios da Bradesco Vida e Previdência.

A empresa foi uma das primeiras seguradoras a desenvolver planos de previdência voltados ao público mais jovem, tendo lançado, há mais de 20 anos, o ‘Prev Jovem Bradesco’, que oferece diversas opções de investimento, incluindo fundos de renda fixa, de ações e multimercados, para clientes de todos os perfis, do conservador ao mais arrojado. O participante pode investir mensalmente, ou sempre que desejar, por meio de aportes únicos.

“O investimento inicial é de apenas R$ 50, e o participante principal não precisa necessariamente ser o pai ou a mãe da criança, mas qualquer pessoa que se proponha a viabilizar esse planejamento”, completa Rosseti.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS