Junto Seguros lança motor de GenAI para otimizar documentos e dá início a uma nova era da apólice digital

Com iniciativas baseadas em Inteligência Artificial Generativa e Visual Law, a Junto Seguros dá continuidade à transformação tecnológica e refina a experiência de corretores, assessorias, tomadores e segurados

A trajetória da Junto Seguros, líder e pioneira no mercado de Seguro Garantia no país, alcança um novo estágio com o fortalecimento de duas frentes de inovação. A primeira delas é a aplicação de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para otimização de processos de análise documental e resposta ao corretor. A segunda está na completa reformulação da apólice digital, agora orientada pelos princípios do Visual Law, tornando o documento mais simples, didático, navegável, inteligível e funcional.

Os dois projetos, anunciados no evento de celebração dos 30 anos da primeira apólice de Seguro Garantia emitida pela Junto Seguros, em São Paulo, reforçam uma estratégia alinhada à crescente demanda de corretores e assessorias. 

A GenAI introduzida pela Junto Seguros – “LLOBO” – opera na interseção entre precisão e celeridade. Com sua implementação, o processo de subscrição de apólices e avaliação de riscos passa a ser conduzido com base na extração automatizada de dados como cláusulas contratuais, valores, prazos e penalidades. A ferramenta interpreta editais, lê contratos e balanços das empresas, bem como acelera o preenchimento de cadastros e outras informações com consistência, precisão e segurança.

Segundo o CEO da Junto Seguros, Roque de Holanda Melo, “essa tecnologia permite que as pessoas da equipe tenham mais tempo para tarefas estratégicas, uma vez que a GenAI realiza a leitura dos documentos, a extração de informações e auxilia na análise dos balanços das empresas. Esta ferramenta já está ajudando na análise de crédito e subscrição dos novos riscos e, em breve, será disponibilizada também para nossos parceiros de negócios, permitindo que os corretores façam a leitura automática de editais, contratos e realizem o preenchimento direto do cadastro do cliente e das nossas apólices”.

Em complemento à GenAI, a seguradora avançou com o formato da apólice digital, reformulando sua interface com base em princípios visuais e estruturais do Visual Law. A iniciativa atende diretamente a demandas identificadas entre corretores, tomadores e, em especial, segurados, que buscavam maior clareza, linguagem simples e facilidade no acesso à informação. A nova estrutura da apólice é composta por menus interativos e diagramas que destacam os principais pontos das suas condições contratuais, sem comprometer a validade jurídica do documento. Essa transformação consolida uma jornada iniciada em 2018, quando a Junto lançou a primeira apólice digital do mercado segurador.

O novo formato da apólice é resultado de um trabalho iniciado em 2023, quando a empresa foi laureada com o Prêmio Intelijur, na categoria de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos. A premiação reforça o valor estratégico das iniciativas adotadas, que não apenas aprimoram a experiência do usuário, mas também elevam os padrões de governança de dados.

“Esse movimento de reengenharia tecnológica se insere em um ambiente mais amplo de mudança no setor de seguros. A digitalização de contratos e a automação das interações entre seguradoras, corretores e clientes tornam-se não apenas desejáveis, mas indispensáveis à medida que aumentam as exigências regulatórias e a complexidade dos negócios”, completa Melo.

Com a dupla entrega, a Junto Seguros dá continuidade à inovação incremental, guiada por demandas diretas do ecossistema de corretores, assessorias e segurados. Ao investir em soluções que integram análise automatizada, arquitetura jurídica acessível e governança de dados, a companhia reafirma seu papel como protagonista na redefinição dos modelos operacionais do Seguro Garantia no Brasil.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS