Bradesco: pesquisa sobre longevidade alerta para a importância da prevenção

Estudo mostrou que 43% dos entrevistados buscam atendimento de forma preventiva

Um levantamento solicitado pelo Grupo Bradesco Seguros investigou diversos comportamentos dos brasileiros em relação ao cuidado com a saúde, com o propósito de desenvolver o Índice de Longevidade Pessoal (ILP). A pesquisa explorou temas como prevenção e atenção à saúde, por meio de entrevistas com mais de mil brasileiros, acima de 18 anos, pertencentes a diferentes classes sociais e distribuídos pelas cinco regiões do país.

O estudo mostrou que apenas 43% dos brasileiros dizem que buscam atendimento de saúde de forma preventiva. Outros 57% vão ao médico apenas quando têm problemas de saúde. De acordo com as respostas, as categorias das mulheres, pessoas mais velhas, de classe mais alta e mais escolarizadas foram as que apresentaram os melhores resultados no pilar de cuidados de saúde e prevenção.

Os dados vão ao encontro de um panorama regional preocupante: segundo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), publicado em dezembro de 2024, 35,2% da população nas Américas relata ter necessidades de atenção à saúde não atendidas. Essa porcentagem é ainda maior entre os setores de menor renda, alcançando 38,5%, o que evidencia barreiras de acesso à atenção médica.

Além disso, embora a cobertura de saúde essencial na América Latina tenha aumentado de 66% em 2000 para 80% em 2019, ela caiu para 74% em 2021, demonstrando retrocessos e desigualdades persistentes em áreas como saúde reprodutiva e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.

Esses dados reforçam a importância da atenção primária à saúde e de ações de prevenção contínuas, como as que são estimuladas pelo ILP.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS