Acompanhamento médico contínuo é aliado no combate à hipertensão arterial

Bradesco Saúde mantém, no Programa de Crônicos, monitoramento de beneficiários hipertensos, doença que afeta quase 30% da população

  Segundo dados do Ministério da Saúde, 27,9% da população brasileira sofre com hipertensão arterial, condição que atinge 38 milhões de adultos. E, apesar de cerca de 60% serem idosos, a doença crônica, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, vem se tornando cada vez mais comum entre indivíduos de diferentes faixas etárias.  

O monitoramento médico constante e o estímulo a hábitos saudáveis são essenciais da luta contra a hipertensão. Com esse olhar, a Bradesco Saúde mantém o Programa de Crônicos, como parte de seu programa de prevenção e promoção da saúde Juntos Pela Saúde. A iniciativa faz o acompanhamento das condições dos pacientes hipertensos, da periodicidade de exames e consultas, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis. A intenção é promover uma verdadeira reeducação dos beneficiários sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

 O acompanhamento próximo tem efeitos positivos no engajamento dos participantes. “Por meio do monitoramento, percebemos um aumento de aproximadamente 80% em adesão dos pacientes ao acompanhamento médico. Esse dado se relaciona também à realização dos exames preventivos, com aumento do autocuidado e diminuição da descompensação das crises de hipertensão”, destaca Maria Beatriz Padilha, superintendente sênior da Bradesco Saúde. 

 Quando não tratada, a hipertensão pode levar a complicações, como insuficiência cardíaca, AVC, infarto e problemas renais. Por esse motivo, a prevenção está entre as bandeiras levantadas no Dia Mundial da Hipertensão Arterial (17 de maio). Atualmente, a doença é a mais comum entre os beneficiários do Programa de Crônicos da Bradesco Saúde, somando 52,28% o percentual de hipertensos atendidos

 O programa conta com uma equipe de médicos generalistas, nutricionistas, enfermeiras, psicólogos e assistentes sociais. Além disso, o participante tem à disposição uma central de relacionamento, para tirar dúvidas, e uma Central de Emergências Médicas, funcionando 24h por dia, nos sete dias da semana. Nos casos de urgência e emergência, há a possibilidade de encaminhar uma ambulância para atendimento domiciliar e translado ao hospital, caso o médico confirme a necessidade. 

“O sucesso do programa garante uma melhoria considerável na qualidade de vida dos adeptos e comprova, assim, a importância constante desse monitoramento especializado”, afirma Maria Beatriz Padilha.  

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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