Com uma trajetória consolidada no setor de seguros, Leonardo Lourenço assumiu em 2025 a função de diretor estatutário de Marketing, Comercial, Tecnologia e Operações do Grupo MAG, acumulando também a liderança da Simple2u e da MAG Capitalização. Com 26 anos de carreira no mercado, sendo 20 deles dentro do Grupo MAG, Lourenço presenciou e protagonizou a transformação de uma seguradora de médio porte em um conglomerado robusto, com atuação ampla em soluções de proteção financeira para públicos diversos — da alta renda a famílias em situação de vulnerabilidade, gestão de ativos, que inclui fundos abertos e fechados, públicos e privados.
A visão estratégica ampliada de Lourenço impulsiona a integração entre os diferentes braços do grupo MAG, que conta com empresas como MAG Seguros, MAG Investimentos, MAG Fundos de Pensão, MAG Finanças e o Instituto de Longevidade MAG.
“O desafio e as oportunidades da área sob minha tutela são imensos, porque envolvem desde a criação de produtos até a entrega de uma jornada fluida para a diversa cadeia de clientes que temos. Estar à frente de tecnologia, operações, comercial e marketing permite enxergar as oportunidades com muito mais clareza”, avalia.
Formado em Administração, com MBA em Marketing e especialização em Marketing Digital, Lourenço ingressou no grupo em 2005, quando a empresa ainda dava seus primeiros passos rumo à expansão. “A MAG era pequena e fui acompanhando esse crescimento acelerado, o que permitiu criar e testar muitas soluções com liberdade. Essa inquietude é uma marca que trago até hoje”, afirma o executivo.
Com passagens por áreas como Marketing, Tecnologia e Produtos, Lourenço idealizou e implantou soluções digitais inovadoras, como a Simple2u — criada após a aprovação da companhia no Sandbox Regulatório da Susep. Voltada para seguros massificados de curta vigência, a insurtech passou a explorar novos modelos de distribuição com foco em praticidade e uso sob demanda.
“Começamos com seguros por horas, diaa e meses, como para residências ou equipamentos eletrônicos, e agora vamos além, com contratos pelo período anual. Isso nos permite dialogar com um novo perfil de consumidor e também levar oportunidades ao corretor tradicional, algo que antes não era viável pelas regras do Sandbox”, explica. O Grupo, que completou 190 anos em janeiro de 2025, vem registrando os melhores resultados comerciais dos últimos anos.
No primeiro trimestre deste ano, geralmente considerado o mais fraco para o setor de seguros, a MAG Seguros registrou crescimento de 24% nas vendas. A meta é chegar a um avanço de 30% até o fim do ano. Segundo Lourenço, o desempenho foi puxado por canais parceiros e pelo portfólio atualizado, com destaque para a linha “Vida Toda”, voltada ao varejo, e a “Private Solutions”, com foco na alta renda.
“Atualizamos coberturas, como por Morte e Adiantamento por Doença Terminal, e investimos em jornadas digitais que simplificam o processo de contratação e solicitação de benefícios, reduzindo consideravelmente o tempo de preenchimento com tecnologia inteligente”, destaca.
A atuação de Lourenço também reforça o compromisso do grupo MAG com a inclusão. Um dos pilares dessa estratégia é a F Seguros, criada em parceria com a Favela Holding. Utilizando a infraestrutura tecnológica da Simple2u, o projeto já alcança comunidades cariocas como Rocinha, Complexo da Penha, e paulista, como Brasilândia e Paraisópolis, atingindo cerca de 300 mil pessoas.
“O objetivo é criar soluções com quem vive a realidade da favela. Eles dizem o que precisam, e nós pensamos em como cobrir. Já temos produtos com coberturas como morte, funeral, sorteio de cesta básica, e queremos evoluir para proteção a pequenos empreendedores, doenças graves e outros riscos cotidianos”, explica.
Para Lourenço, um dos diferenciais dessa operação está na capilaridade e autenticidade da comunicação: os próprios moradores das favelas atuam na venda dos produtos, com histórias inspiradoras e poder de conexão. “Muitas empresas gastam milhões com marketing. Lá, a força está na vivência de quem oferece. E o resultado é a adimplência acima da média, com produtos acessíveis, como o seguro de morte com valor médio de R$ 40 mensais”, relata.
A reorganização do grupo no ano passado, com a permanência de Helder Molina como CEO e a atuação estratégica do Conselho Consultivo — que reúne nomes como Marco Antônio Gonçalves, Gilmar Melo Mendes, José Carlos Mota, Luiz Cláudio Friedheim, Osmar Navarini e Renato Russo — abriu espaço para aceleração da estratégia multicanal e a consolidação de um ecossistema único.
“A estrutura está pronta para sua expansão. Agora é hora de tirar partido dela, integrar as operações e potencializar nossas frentes com uma proposta forte, clara e completa de proteção para todos os perfis”, resume Lourenço. Além da forte presença em seguros, o grupo MAG se destaca por oferecer soluções para fundos de pensão, com atuação em três frentes: patrocinados, públicos e instituídos. A companhia oferece, em combo ou individualmente, gestão de investimentos, administração e cobertura de risco de morte e invalidez, com 80% de market share neste último segmento.
“São fontes de receita relevantes e complementares. E com uma empresa de tecnologia própria cuidando da gestão dos fundos, conseguimos entregar eficiência e robustez para nossos clientes institucionais”, diz.
O objetivo do grupo MAG é crescer 15% ao ano, ritmo mantido nos últimos períodos, após encerrar 2024 com R$3,2 bilhões em arrecadação. Com a atuação de Lourenço, a expectativa é que a sinergia entre os braços do grupo — da alta renda às soluções massificadas e sociais — fortaleça ainda mais a posição da companhia no mercado.
“O grupo MAG construiu ao longo do tempo uma arquitetura organizacional que permite abraçar o ciclo de proteção financeira de forma completa. Agora é hora de transformar tudo isso em uma proposta ainda mais potente de geração de valor e impacto social”, conclui o executivo.