Após um ciclo de reestruturação que reposicionou os negócios no Brasil, a Generali inicia uma nova fase de crescimento com a chegada de Eric Dannemann Lundgren à presidência da operação local. Economista com trajetória consolidada no setor de seguros, Lundgren assume a liderança da companhia com a missão de ampliar a presença da marca no país e consolidar os avanços obtidos nos últimos anos, especialmente nas áreas de massificados, vida em grupo e grandes riscos.
Eric chega à presidência da subsidiária brasileira após passagem pela Allianz, onde comandava as áreas de vida, acidentes e viagem. Também atuou na Prudential, onde conquistou importantes parceiros como XP e Itaú, e na SCOR Brasil Resseguros, acumulando experiências diretamente relacionadas às áreas estratégicas que a Generali pretende expandir. “Recebo uma companhia redonda, com um time muito motivado e alinhado. O desafio é grande, mas a base está muito bem estruturada. Vamos manter o forte comprometimento para atingir as metas ambiciosas que temos pela frente”, afirmou o executivo em entrevista ao blog Sonho Seguro.
A nomeação marca a volta de um executivo brasileiro ao comando da Generali após quase 10 anos sob a liderança do italiano Andrea Crisanaz, que agora assumiu a posição de CEO regional para América Latina e Grécia. À frente da operação no Brasil desde 2016, Crisanaz liderou um processo de reestruturação que incluiu a saída do ramo de automóveis e redirecionou os esforços para outros canais, como seguro massificados, vida em grupo e seguros de grandes riscos.
O reposicionamento já apresenta resultados expressivos. Em 2024, a Generali Brasil alcançou R$ 1,6 bilhão em prêmios emitidos, alta de 33% em relação ao ano anterior. O lucro foi de R$ 104,8 milhões, com crescimento de 38%. A performance positiva reflete uma estratégia voltada à inovação tecnológica, ampliação do portfólio, iniciativas sustentáveis e foco na experiência do cliente.
Aos 100 anos de presença no país — celebrados em fevereiro com uma série de ações simbólicas como o plantio de árvores no Rio de Janeiro, uma vídeo-série de podcasts, evento com os principais parceiros, além da iluminação do Cristo Redentor — a Generali demonstra fôlego renovado. O objetivo agora é expandir, com foco no resultado, mantendo os pilares construídos nos últimos anos.
Os investimentos em tecnologia e inovação colocaram a Generali em destaque pela terceira vez consecutiva no ranking das 20 empresas mais inovadoras do Brasil da MIT Technology Review. Contribuíram para esse reconhecimento a criação de três novas áreas: inovação, sustentabilidade e experiência do cliente.
“O plano estratégico da matriz para o triênio 2025-2027 está embasado em oferecer soluções inovadoras, em ter excelência em nossas operações, além de garantir excelência na experiência de nossos segurados, com entrega de valor. “A Generali é uma companhia ágil, com grande potencial de testar novos produtos e canais, e muito alinhada às necessidades do mercado brasileiro e de nossa sociedade”, afirma.
O portfólio atual da empresa inclui seguros massificados, com produtos voltados ao varejo como garantia estendida, bolsa protegida e seguro de celular; seguros oferecidos por meio de bancos, como prestamista, vida, assistência funeral e acidentes pessoais; além de grandes riscos e soluções de vida em grupo empresariais como programas multinacionais e benefícios corporativos.
Outro ponto de atenção da nova gestão é a agenda ESG e a resposta às mudanças climáticas. O executivo destaca que o tema está no centro da estratégia global da companhia. “Temos uma preocupação genuína com a sustentabilidade. As mudanças climáticas estão no nosso radar e impactam diretamente os riscos que seguramos. Queremos reduzir nossa pegada de carbono, fortalecer ações sociais e seguir com iniciativas que façam sentido tanto para o negócio quanto para a sociedade.”
Além de clientes e acionistas, a empresa reforça o cuidado com os colaboradores. “Atualmente, com cerca de 50% do seu quadro de funcionários composto por mulheres, empresa conta com diversas medidas ESG e caminha em direção à meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa de sua carteira de subscrição para alcançar o Net-Zero até 2050”, destaca o executivo.
A Generali foi a primeira seguradora estrangeira a chegar ao Brasil. Sua matriz está localizada no Rio de Janeiro, na região do Porto Maravilha, e em São Paulo inaugurou um novo endereço no bairro do Brooklin no final do ano passado. Com cerca de 82 mil colaboradores no mundo e 67 milhões de clientes, a Generali segue firme em seu propósito de ser uma seguradora próxima, moderna e socialmente responsável.
“Vamos seguir dando continuidade ao crescimento sustentável, com produtos mais acessíveis, uso inteligente da tecnologia e atenção às demandas da sociedade. Temos uma estrutura preparada para expandir com consistência. O mercado brasileiro tem muitas oportunidades e vamos trabalhar com afinco para conquistá-las, sempre respeitando os princípios que nos trouxeram até aqui”, finaliza Lundgren.