A Junto Seguros, seguradora líder em seguro garantia no Brasil, planeja avanços importantes nos segmentos de Seguro Garantia e Fiança Locatícia para 2025. O CEO Roque de Melo está otimista com o desempenho do segmento em que atua para o próximo ano, quando a seguradora completa 30 anos de dedicação ao seguro garantia. “A Junto está mais preparada do que nunca para continuar liderando e transformando o mercado”, afirmou ao portal Sonho Seguro.
Durante a conversa, Roque destacou avanços alcançados pela empresa e pelo mercado de seguros, assim como as metas para o próximo ano. “Seguiremos contribuindo com a CNseg, confederação das seguradoras, e com a Fenaber, federação de resseguros, para popularizar o seguro e aproximar o mercado dos diferentes players, promovendo um ambiente de segurança e transparência. “Clientes e parceiros podem esperar muitas novidades e uma abordagem diferenciada nos negócios no próximo ano”, afirmou.
O CEO avaliou 2024 como um ano excelente para a Junto Seguros. Apesar de enfrentar um mercado altamente competitivo, a empresa se reinventou ao utilizar sua capacidade técnica e a tecnologia como diferenciais. Como resultado, a seguradora registrou um recorde de produção e crescimento em linhas importantes, além de traçar uma estratégia para resultados ainda mais promissores nos próximos anos. Em relação ao mercado, Roque apontou que o setor manteve um crescimento constante, acima de dois dígitos, especialmente em linhas como Garantia e Fiança Locatícia, demonstrando resiliência e boas perspectivas futuras.
Ao abordar a ampliação da participação do setor no PIB brasileiro, Roque destacou o trabalho da CNseg e da Fenseg na aproximação do mercado segurador com o público. Segundo ele, iniciativas como o seguro catástrofe representam importantes avanços para popularizar o seguro e oferecer garantias a parcelas vulneráveis da população, especialmente em eventos catastróficos como os ocorridos no Rio Grande do Sul. Apesar de reconhecer que esse é um tema complexo e de longo prazo, ele afirmou que o mercado está empenhado em promover um ambiente mais seguro, transparente e acessível para todos.
Roque ressaltou que as reformas e os investimentos públicos anunciados pelo governo, de R$ 1,7 trilhão para o PAC, impulsionaram o crescimento do setor. Ele destacou avanços em concessões e o aumento de contratos públicos como fatores que movimentaram positivamente a economia do país, contribuindo para o crescimento do mercado segurador.
Entre janeiro e agosto deste ano, o ramo de seguro garantia alcançou R$ 3,3 bilhões em arrecadação. A expectativa é crescer 29,1% em relação a 2023, quando somou R$ 4,3 bilhões. O crescimento das vendas deste segmento foi impulsionado por fatores como a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os investimentos em infraestrutura do Governo Federal; a vigência da Lei de Licitações, e a Lei do Carf (Conselho Administrativo de Recurso Fiscais).
A nova Lei de Licitações prevê que o percentual do seguro garantia, quando exigido, suba dos atuais 5% para até 30% do valor do contrato, viabilizando a inclusão da cláusula de retomada nas apólices. Essa mudança permitirá que as seguradoras possam garantir a efetiva conclusão das obras na hipótese de a empresa contratada não cumprir sua obrigação. Hoje, aproximadamente 40% das obras públicas no Brasil estão paralisadas. “Para os próximos anos, temos expectativa de uma utilização mais efetiva da cláusula de retomada nas contratações públicas, o que pode gerar um impacto ainda mais significativo no setor.”
A digitalização e a inovação foram apontadas como pilares do desempenho da Junto Seguros em 2024. Atualmente, 99% das apólices da empresa são emitidas de forma digital, o que, segundo Roque, tem sido fundamental para a automatização, a proximidade com os clientes e a melhoria na experiência do usuário. Ele também destacou o potencial crescente de modalidades como seguros cibernéticos, considerados indispensáveis para empresas de diferentes portes. Para 2025, a expectativa é de avanços tecnológicos que tragam melhorias e oportunidades para o mercado.