Allianz fatura € 161,7 bi e lucra € 9,1 bi em 2023, alta de 5,5%

A Allianz reportou lucro operacional e lucro líquido para o quarto trimestre e para o ano inteiro de 2023, marcando um desempenho recorde para a gigante dos seguros. Em 2023, o volume total de negócios da Allianz aumentou 5,5%, para 161,7 bilhões de euros, com o segmento de bens e acidentes liderando esse crescimento devido aos efeitos positivos de preços e volume, e ao forte apoio do segmento de vida e saúde, particularmente nos Estados Unidos. O lucro líquido básico dos acionistas avançou 30,3%, para 9,1 bilhões de euros  

No setor dos seguros patrimoniais, o volume total de negócios cresceu 8,4% para 76,5 bilhões de euros no ano, com o crescimento interno refletindo um forte desempenho, apoiado por efeitos significativos de preço e volume. O lucro operacional registou um ligeiro aumento para 6,9 bilhões de euros, apesar de um pequeno aumento no índice combinado devido ao aumento dos sinistros resultantes de catástrofes naturais.

O segmento de seguros de vida/saúde reportou fortes lucros operacionais, com o valor atual dos prêmios de novos negócios (PVNBP) para 67,3 bilhões de euros, impulsionado por volumes mais elevados nos Estados Unidos. O lucro operacional do ano aumentou para 5,2 bilhões de euros, principalmente devido ao desempenho nos Estados Unidos e em outras regiões.

Na gestão de ativos, as receitas operacionais diminuíram ligeiramente em 1,8% para 8,1 bilhões de euros no ano, embora o lucro operacional tenha permanecido sólido em 3,1 bilhões de euros. O segmento registrou entradas líquidas resilientes, com os ativos de terceiros sob gestão atingindo 1,712 bilhões de euros no final de 2023.

“A disciplina da nossa estratégia, execução e gestão de capital reforçam a nossa perspectiva de lucro operacional para 2024, a nossa nova política de dividendos e o nosso programa renovado de recompra de ações. No próximo ano, continuaremos a concentrar-nos em desbloquear os benefícios da nossa escala para aumentar ainda mais a nossa produtividade e em converter a nossa experiência do cliente num crescimento rentável para todos”, disse o CEO Oliver Bäte.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS