A seguradora Mapfre decidiu reorganizar sua estrutura corporativa na América Latina, dando maior peso ao México devido ao seu crescimento como mercado. O Brasil continuará a ser uma área regional independente devido ao seu peso no Mercado Regional. Por seu lado, o México alcançou o mesmo nível de independência devido ao seu “crescente peso e potencial de desenvolvimento”.
O objetivo é reunir grande parte dos restantes países sob uma única cadeia de comando. Seguro comunicado, o objetivo desse movimento é simplificar a estrutura, aumentar a eficiência, aproveitar as sinergias entre os diferentes países e se adequar às peculiaridades de cada um deles.
O restante dos 15 países em que a seguradora atua, incluindo mercados como Argentina, Chile ou Colômbia, deixa de ser dividido em Latam Norte e Latam Sur para se tornar Latam Sur-Centro, com sede no Panamá. O CEO desta última divisão será Renzo Calda, atual CEO regional da Latam Sur. As três subestruturas regionais se reportarão diretamente ao CEO da América Latina, Jesús Martínez Castellanos.
Para reforçar a eficiência, serão criados núcleos técnicos especializados com uma estrutura flexível que lhes permita se adaptar rapidamente à evolução do negócio e apoiar o lançamento de produtos, o controle técnico e a definição do portfólio. Em 2023, os polos previstos são para Automóveis, Seguros Gerais e Resseguros e para o ramo Vida.
Em termos de Mercado Individual, a Mapfre decidiu que o atual CEO da Colômbia, Pablo Jackson Alvarado, substituirá Julián Trinchet como CEO do Peru, uma vez que se incorpora à Mapfre España. O cargo que Alvarado deixa na Colômbia será ocupado por Rafael Prado González, atual Diretor Financeiro e Vice-Presidente Executivo de Finanças da Rimac, Seguros e Resseguros no Peru.