MetLife acelera vendas de seguro de vida para PMEs por meio de corretores parceiros

Investimento em tecnologia para tornar processos simples e ágeis, e ferramentas como Conta Corrente e Marketing são citados pelos corretores parceiros como diferenciais

Em 2022, a seguradora MetLife aumentou o volume de vendas seguros de vida na carteira de micro, pequenas e médias empresas e ampliou em 30% a base de corretores parceiros neste segmento. A conquista se deu com o lançamento de novos produtos, serviços diferenciados, processos ágeis e suporte comercial após ampla pesquisa com corretores. “Atuamos no segmento de PMEs desde a chegada da MetLife no Brasil, há 23 anos. Em 2021, reformulamos nossa estratégia ouvindo os corretores de seguros. E o resultado que vemos agora é fruto do comprometimento de todas as áreas da companhia neste projeto”, conta Bruno Ciolli, Diretor Regional de Vendas da MetLife Brasil. 

Nos últimos anos, a seguradora investiu em tecnologia, sempre para atender melhor as demandas dos parceiros e clientes. Entre os pedidos dos corretores estavam produtos flexíveis para atender clientes de diversos segmentos, além de processos digitais simples e ágeis no pré e no pós-venda. “Criamos o Conta Corrente, onde os corretores possuem liberdade para gerenciar sua comissão e preço da apólice, uma inovação no segmento de vida em grupo”, afirma Ciolli, durante a viagem Expedição Amazônia, que premiou cerca de 90 corretores de vida parceiros, realizada em outubro de 2022.

Bernadete DalCorno, sócia da Pina Penedo Corretora, do Espírito Santo, conta que a MetLife é uma das principias parceiras da corretora e que aprova a ferramenta Conta Corrente. “Nela temos autonomia para dar desconto na apólice a um cliente com bom histórico conosco ou elevar o valor, se a sinistralidade está alta. Isso realmente é um diferencial no mercado que nos ajuda a ter uma carteira saudável”, diz. 

Para 2023, a MetLife pretende disponibilizar uma oferta maior de produtos e soluções, além de ampliar as ferramentas de relacionamento com os corretores, disponibilizando mais treinamentos, conteúdos e ferramentas que possam auxiliá-los a crescer, com todo o apoio e suporte necessário e condições comerciais únicas. Hoje, os corretores já contam com serviços agregados para ofertarem aos seus clientes como telemedicina, serviço de orientação médica online pelo celular ou computador 24h por dia, 7 dias por semana, entre outros.

Joceli Pereira, da Essenciale Consultoria e Corretora de Seguros, do Paraná, afirma que a pandemia mostrou à sociedade a importância do seguro de vida e tem sido um momento importante para quem quer se especializar. “Nós somos consultores financeiros e prestamos um trabalho humanizado. Temos na MetLife uma série de benefícios que o segurado pode usar em vida, como telemedicina doenças graves, além de treinamento para funcionários e campanhas de marketing”, conta.  

Sofia Banuls Scatena, da Sanyuu Corretora de Seguros, afirma que a pandemia trouxe uma conscientização muito maior das empresas sobre ter o seguro para dar estabilidade às famílias de seus funcionários caso aconteça algo, como morte, invalidez ou acidente. “Por atender as necessidades de cobertura e atendimento de nossos clientes, num formato digital intuitivo e customizado, a MetLife é nossa principal parceira em vida e odontológico”, conta. 

Os corretores afirmam que outro ponto relevante em atuar com seguro de vida é a fidelização do cliente, por ser um produto de longo prazo, além de ajudar a fazer um colchão financeiro para o corretor que antes não atuava neste segmento. “No longo prazo, o resultado é significativo tanto para nós como para a sociedade”, comenta Gilberto Wallerius, proprietário da corretora gaúcha que tem o seu sobrenome. 

A MetLife comemora os resultados e o fortalecimento do relacionamento com os corretores, o principal canal de vendas da seguradora. “Praticamente todos os departamentos da companhia foram envolvidos nessa iniciativa. Temos uma equipe de especialistas em PMEs para dar todo o suporte necessários aos nossos corretores. Com processos simples e ágeis os corretores podem focar no relacionamento com seus clientes. Essa entrega de soluções nos ajudou a chegar em praças que não atuávamos além de ampliar nossa base de corretores que produzem vida em grupo”, comemora o executivo da MetLife. 

O esforço para crescer no segmento de PMEs é ressaltado pela seguradora e pelos corretores. Em dez anos, os valores da produção gerada pelos pequenos negócios saltaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões, segundo dados do Sebrae, o que dá um peso de 25% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Existem hoje cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País; que geram 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos. No acumulado do 1º semestre de 2022, o Brasil já criou mais de 1,3 milhão de novos postos de trabalhos formais. As PMEs foram responsáveis por 961,9 mil (72,1%) das novas contratações. E mais: os pequenos negócios fecham o primeiro semestre de 2022 respondendo por 7 em cada 10 empregos no Brasil.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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