Em 2022, a seguradora MetLife aumentou o volume de vendas seguros de vida na carteira de micro, pequenas e médias empresas e ampliou em 30% a base de corretores parceiros neste segmento. A conquista se deu com o lançamento de novos produtos, serviços diferenciados, processos ágeis e suporte comercial após ampla pesquisa com corretores. “Atuamos no segmento de PMEs desde a chegada da MetLife no Brasil, há 23 anos. Em 2021, reformulamos nossa estratégia ouvindo os corretores de seguros. E o resultado que vemos agora é fruto do comprometimento de todas as áreas da companhia neste projeto”, conta Bruno Ciolli, Diretor Regional de Vendas da MetLife Brasil.
Nos últimos anos, a seguradora investiu em tecnologia, sempre para atender melhor as demandas dos parceiros e clientes. Entre os pedidos dos corretores estavam produtos flexíveis para atender clientes de diversos segmentos, além de processos digitais simples e ágeis no pré e no pós-venda. “Criamos o Conta Corrente, onde os corretores possuem liberdade para gerenciar sua comissão e preço da apólice, uma inovação no segmento de vida em grupo”, afirma Ciolli, durante a viagem Expedição Amazônia, que premiou cerca de 90 corretores de vida parceiros, realizada em outubro de 2022.
Bernadete DalCorno, sócia da Pina Penedo Corretora, do Espírito Santo, conta que a MetLife é uma das principias parceiras da corretora e que aprova a ferramenta Conta Corrente. “Nela temos autonomia para dar desconto na apólice a um cliente com bom histórico conosco ou elevar o valor, se a sinistralidade está alta. Isso realmente é um diferencial no mercado que nos ajuda a ter uma carteira saudável”, diz.
Para 2023, a MetLife pretende disponibilizar uma oferta maior de produtos e soluções, além de ampliar as ferramentas de relacionamento com os corretores, disponibilizando mais treinamentos, conteúdos e ferramentas que possam auxiliá-los a crescer, com todo o apoio e suporte necessário e condições comerciais únicas. Hoje, os corretores já contam com serviços agregados para ofertarem aos seus clientes como telemedicina, serviço de orientação médica online pelo celular ou computador 24h por dia, 7 dias por semana, entre outros.
Joceli Pereira, da Essenciale Consultoria e Corretora de Seguros, do Paraná, afirma que a pandemia mostrou à sociedade a importância do seguro de vida e tem sido um momento importante para quem quer se especializar. “Nós somos consultores financeiros e prestamos um trabalho humanizado. Temos na MetLife uma série de benefícios que o segurado pode usar em vida, como telemedicina doenças graves, além de treinamento para funcionários e campanhas de marketing”, conta.
Sofia Banuls Scatena, da Sanyuu Corretora de Seguros, afirma que a pandemia trouxe uma conscientização muito maior das empresas sobre ter o seguro para dar estabilidade às famílias de seus funcionários caso aconteça algo, como morte, invalidez ou acidente. “Por atender as necessidades de cobertura e atendimento de nossos clientes, num formato digital intuitivo e customizado, a MetLife é nossa principal parceira em vida e odontológico”, conta.
Os corretores afirmam que outro ponto relevante em atuar com seguro de vida é a fidelização do cliente, por ser um produto de longo prazo, além de ajudar a fazer um colchão financeiro para o corretor que antes não atuava neste segmento. “No longo prazo, o resultado é significativo tanto para nós como para a sociedade”, comenta Gilberto Wallerius, proprietário da corretora gaúcha que tem o seu sobrenome.
A MetLife comemora os resultados e o fortalecimento do relacionamento com os corretores, o principal canal de vendas da seguradora. “Praticamente todos os departamentos da companhia foram envolvidos nessa iniciativa. Temos uma equipe de especialistas em PMEs para dar todo o suporte necessários aos nossos corretores. Com processos simples e ágeis os corretores podem focar no relacionamento com seus clientes. Essa entrega de soluções nos ajudou a chegar em praças que não atuávamos além de ampliar nossa base de corretores que produzem vida em grupo”, comemora o executivo da MetLife.
O esforço para crescer no segmento de PMEs é ressaltado pela seguradora e pelos corretores. Em dez anos, os valores da produção gerada pelos pequenos negócios saltaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões, segundo dados do Sebrae, o que dá um peso de 25% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Existem hoje cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País; que geram 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos. No acumulado do 1º semestre de 2022, o Brasil já criou mais de 1,3 milhão de novos postos de trabalhos formais. As PMEs foram responsáveis por 961,9 mil (72,1%) das novas contratações. E mais: os pequenos negócios fecham o primeiro semestre de 2022 respondendo por 7 em cada 10 empregos no Brasil.