Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, busca startups na América Latina

Objetivo é reconhecer aquelas que influenciam comunidades e indivíduos, ajudando-os a se adaptar aos grandes desafios relacionados à mudança climática, promoção da saúde e mobilidade econômica

Fonte: Village Capital

A Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, inicia a abertura do processo de inscrição do programa de aceleração ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente na América Latina. O objetivo é apoiar empreendedores de startups no Brasil, Chile, Colômbia e México a continuarem desenvolvendo projetos que contribuam para o cenário de mudanças climáticas, promoção da saúde e mobilidade econômica e que impactam positivamente o destino da região. Os interessados têm até o dia 5 de agosto para se inscrever e os detalhes completos e critérios de elegibilidade podem ser encontrados aqui

O programa de aceleração apoiará de oito a dez startups na América Latina que estão criando e ampliando o acesso a soluções em:

  • Preparação para desastres: Projetos relacionados ao setor de seguros (insuretech) e à recuperação dos desastres naturais.
  • Saúde e bem-estar: Projetos de saúde mental, condicionamento físico e acesso à saúde.
  • Saúde financeira: Projetos relacionados com fundos de emergência, gestão das necessidades financeiras do dia-a-dia e preparação financeira.
  • Oportunidades econômicas, de trabalho e de aprendizagem: Projetos que podem incluir novas rotas para empregos locais, com foco em tecnologia como meio de impulsionar o desenvolvimento de empregos futuros.

“Acreditamos que a inovação pode dar lugar a uma nova geração de soluções que fortalecerão as comunidades e reduzirão as desigualdades, contribuindo para um futuro mais seguro para todos”, comenta Eric Clurfain, presidente regional da MetLife Latin America. Para o presidente da MetLife Brasil, Breno Gomes, o programa é uma oportunidade para que empreendedores brasileiros consigam mostrar a força das startups locais e seus diferenciais em inúmeros projetos “Acredito na importância de programas de aceleração como este, principalmente após estes dois últimos anos, que impactaram o negócio de inúmeros empreendedores. Promover um programa como este, que não só oferece recursos mas ajuda no direcionamento dos negócios e abraça novos projetos locais, nos deixa muito orgulhosos”, comentou o executivo.

Devido ao seu tamanho e biodiversidade, a América Latina é uma região propensa a enfrentar desastres naturais e outros desafios gerados pelas mudanças climáticas. Além disso, vários países ali localizados enfrentam adversidades, como condições de desigualdade em saúde, alimentação, problemas energéticos e de mobilidade econômica. O acesso limitado dos habitantes às soluções de proteção financeira necessárias, como linhas de crédito, alternativas de investimentos ou produtos de seguros, também acabam impactando neste cenário.

De outubro a dezembro de 2022, as startups selecionadas participarão de quatro workshops on-line e receberão orientação de potenciais parceiros estratégicos, investidores, clientes e outros fundadores da América Latina e dos Estados Unidos, além de realizarem sessões individuais com um analista de investimento para feedback e apoio. 

As duas empresas mais bem classificadas por seus pares receberão uma doação da MetLife Foundation de $20,000 USD (vinte mil dólares) para serem investidos em suas operações locais. Todas as startups que se inscreverem no programa serão convidadas a participar da Abaca, a plataforma online gratuita da Village Capital que ajuda os empresários a projetar marcos importantes em sua jornada para o avanço no seu setor de atuação. A rede fornece ferramentas de diagnóstico e conecta os empresários com investidores e recursos relevantes. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS