Brasilseg lucra R$ 1,2 bilhão em 2021, alta de 33,8%

Foram R$ 12,06 bilhões de prêmios emitidos; seguros rurais e de vida são os principais impulsionadores do resultado

Fonte:Brasilseg

A Brasilseg, empresa BB Seguros, encerrou 2021 com lucro líquido da holding foi de R$ 1,2 bi, volume 33,8% superior ao do mesmo período de 2020. As vendas tiveram crescimento de 16,2% em relação ao ano anterior, emitindo R$12,06 bilhões em prêmios. O resultado foi impulsionado pelos segmentos de seguros rurais e de vida, com crescimento de 35,5% e 17,1% sobre 2020, respectivamente. 

Os resultados da Brasilseg, que avançaram também nas carteiras de seguros residenciais e empresariais/massificados, contribuíram para que a controladora BB Seguridade alcançasse o melhor resultado de um trimestre – nesse caso o quarto de 2021 – desde o IPO que deu origem à companhia, em 2013.

“A boa performance reflete o nosso comprometimento em promover uma experiência cada vez mais completa aos nossos clientes. A transformação digital no campo, por exemplo, tornou o nosso seguro um ponto de apoio para a adoção de boas práticas de cultivo, tecnologia, assistência e gestão de risco”, diz o CEO da Brasilseg, Rogerio Idino. “Já a nossa oferta renovada do que chamamos de ‘seguro pra vida’, foi muito importante no momento desafiador vivido no ano passado, e os clientes tiveram acesso a um produto completo, modular e que o ajuda em seu dia a dia. Novos clientes chegaram e muitos renovaram suas apólices. São resultados que demonstram a solidez da companhia e o trabalho de todas as áreas em levar sempre o melhor para o consumidor”, completa Idino.

Além da manutenção da liderança de mercado nos ramos em que atua, o desempenho permitiu à wmpresa manter também a posição de destaque em suas principais linhas de negócios: a Brasilseg segue líder absoluta em seguros para o agronegócio, além de vida e prestamista, com participação de 55,5% e 14,9% respectivamente.

Residencial e Empresarial

Outros destaques são os crescimentos de 23,4% em prêmios do seguro residencial e de 36,7% do seguro empresarial/massificados (produtos desenvolvidos para proteger o patrimônio de empresas, excluindo-se grandes riscos) em 2021 sobre 2020. 

“Com o lançamento do novo seguro residencial em maio de 2021 criamos uma nova experiência para os nossos clientes, que aumentaram a percepção de valor do produto. Para lançá-lo, ouvimos os desejos dos consumidores e construímos coberturas, benefícios e pacotes de assistências com uma série de comodidades que se enquadram na sua rotina, de grande conexão com o lar no ano passado. O mercado entendeu nossa proposta e pudemos colher esse resultado”, avalia o CEO.

De acordo com a Brasilseg, o crescimento do seguro empresarial é atribuído à preocupação dos segurados com a sustentação do seu negócio: “Num momento crítico como foi o ano de 2021, imprevistos podem gerar impactos maiores à vida da empresa e a proteção de um seguro confere mais tranquilidade para a operação do negócio. Novamente os clientes foram sensíveis a esse aspecto”, enfatiza Idino.

Melhor jornada do cliente

Seguindo seu plano de proporcionar a melhor jornada aos seus clientes, a Brasilseg registrou um grande impulso em seus índices de atendimento digital – o acesso aos canais virtuais teve crescimento de 26% em relação a 2020, com destaque para o uso do aplicativo do Banco do Brasil e do atendimento via WhatsApp, que representaram 62% e 36% de participação, respectivamente.

A Empresa apostou na transição das etapas de acionamento de assistência e abertura de sinistro para o aplicativo do Banco do Brasil. Além disso, foi lançado o novo portal da BB Seguros, com um visual mais intuitivo e uma moderna Central de Ajuda, que prioriza o autoatendimento oferecendo mais autonomia e simplicidade na resolução de dificuldades e dúvidas. Destaque também para a adoção de um novo recurso tecnológico, uma plataforma multicanal que integra voz, chat, e-mail, gravação e discador, tornando o suporte da Central de Atendimento mais ágil e eficiente.

2022

A perspectiva da Brasilseg neste ano é continuar investindo na centralidade do cliente como foco de suas operações. A transformação digital segue sendo a diretriz das atividades da Companhia, que busca atrelar todos os seus serviços aos canais digitais visando a satisfação e a excelência operacional da Empresa. “Na linha de produtos, continuaremos aprimorando o nosso portfólio e buscando benefícios e serviços que reflitam o propósito da Companhia de cuidar das pessoas e de tudo que é valioso para elas. Com um esforço conjunto, temos a confiança de alcançar mais resultados e atender cada vez melhor nossos segurados”, finaliza Idino.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS