O economista e corretor de seguros, Alexandre Camillo, toma posse como superintendente da Susep

“Comprometo-me a sedimentar as ações feitas antes da minha chegada e dar tração a esses novos projetos", informou

“Traçar uma rota, a mais assertiva possível, que nos leve corretamente ao epicentro do potencial do mercado de seguros”, é o que almeja o novo superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alexandre Camillo. A declaração foi parte do discurso que Camillo fez durante a solenidade de posse como titular da Autarquia. A cerimônia aconteceu hoje, na sede do Ministério da Economia, no Rio de Janeiro, e reuniu autoridades, executivos do setor e servidores da Susep. 

O novo superintendente agradeceu a oportunidade e ressaltou que um dos principais focos da sua gestão será o diálogo com o setor, segundo nota enviada pela Susep. Um dos pontos abordados pelo superintendente foi a grande capacidade de adaptação do setor. Camillo destacou toda a contribuição de players que fundaram e consolidaram os mercados de seguro no Brasil e ainda avanços que a autarquia vem promovendo para apoiar o desenvolvimento e transformações do mercado, como O Open Insurance e a inclusão de tecnologias, com destaque para o Sandbox Regulatório e as insurtechs, avanços nas questões de mobilidade e ações pautadas em sustentabilidade. Camillo adiantou, ainda, como pretende conduzir sua gestão à frente da Autarquia. “Comprometo-me a sedimentar as ações feitas antes da minha chegada e dar tração a esses novos projetos”, informou. 

O Secretário Especial Adjunto da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Júlio Alexandre Menezes da Silva, representou o Ministério no evento e destacou que o mercado de seguros causa impacto direto na vida das pessoas. Segundo ele, “quando falamos em previdência, falamos também em vida e futuro das pessoas. A Susep tem uma nobre missão”. Silva também enfatizou a importância do setor de seguros para o país, seu grande potencial de crescimento e a necessidade de incentivar avanços dos mercados em questões como segurança cibernética e sustentabilidade, entre outras frentes. “O setor de seguros é um setor que envolve recursos relevantes. Estamos falando de 3% a 4% do PIB e é um setor com potencial de crescimento enorme”, frisou ele. 

Ao lado do secretário, compuseram a mesa de autoridades o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Marcio Coriolano, e o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros (Fenacor), Armando Vergílio.  O evento contou com líderes das empresas do setor de todo o país e representantes de sindicatos e de todos os segmentos que compõem os mercados de seguros no Brasil.  

“Vivemos uma ‘revolução silenciosa’, com empoderamento inédito do consumidor de seguros, que precisa ser compreendido pelo supervisor para acertar no posicionamento do mercado, e nos remédios e ações regulatórias para o desenvolvimento sustentável da indústria de seguros”, afirmou Marcio Coriolano, de acordo com comunicado da CNseg. Com a perspectiva de o setor segurador fechar 2021 com crescimento na casa de dois dígitos, após registrar evolução em 2019 e 2020 maior que o dos demais segmentos da economia, com exceção do agronegócio, o presidente da CNseg disse acreditar que o setor também terá muito o que comemorar em 2022.

Ele esclareceu que a “revolução” faz também o setor avançar em relação a outros temas de interesse da sociedade, como o da diversidade, o da educação securitária e o das questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG). E salientou: “A Confederação Nacional das Seguradoras vê com confiança a nova liderança que chega à Susep; liderança que, tem todos os atributos para bem conduzir a supervisão do nosso setor, dando prosseguimento às realizações do legado da Susep e promovendo, junto ao CNSP, algumas correções de rumo entendidas como urgentes”.

Em sua participação na cerimônia de posse, o Presidente da Fenacor, Armando Vergílio, destacou que “a Susep passa a ser comandada por um profissional do setor sério e comprovadamente capacitado”.  E complementou: “O mercado segurador tem imensa expectativa sobre o trabalho que a nova gestão da Susep desenvolverá.” 

Carreira 

Alexandre Camillo é corretor de seguros e atua no mercado há mais de quatro décadas. Além da presidência do Sincor-SP, função que exerceu até 10 de novembro, Camillo ocupava, desde 2015, o cargo de vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros (Fenacor) na região Sudeste. 

Camillo é economista com especialização em gestão para administradores e especialização em gerência de negócios de seguros, corretor de seguros, presidente da Camillo Corretora de Seguros e autor dos livros “Venda Evolutiva” e “Vendas Progressivas”, voltados para a distribuição de seguros. 

Legenda da foto

Da esq. para direita: Presidente da FenaCor, Armando Vergílio; Superintendente da Susep, Alexandre Camillo; Secretário Especial Adjunto da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Júlio Alexandre Menezes da Silva; Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, Marcio Coriolano.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS