Ministra participa de webinar sobre seguro paramétrico nesta sexta (15)

Evento virtual no youtube da Enagro vai apresentar a experiência brasileira e internacional de seguro rural paramétrico

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do canal do youtube da ENAGRO, promove nesta sexta (15) às 15h00, um webinar de seguro rural paramétrico, modalidade inovativa de mitigação de riscos climáticos que o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) começou a apoiar em 2021 ao estabelecer 20% de subvenção ao prêmio pago pelos produtores.

A Ministra Tereza Cristina participará do evento virtual. Ela afirmou que o MAPA decidiu apoiar o seguro paramétrico como mais uma das soluções para proteger as atividades dos produtores brasileiros. É a política agrícola fomentando o uso de tecnologias avançadas de dados de satélites e de estações meteorológicas para ofertar novos seguros para o campo.

O seguro paramétrico, ou seguro de índice, é baseado na definição de parâmetros para a ocorrência de eventos que podem gerar riscos às atividades dos produtores, como as adversidades climáticas, mas podem ser criados índices para outros riscos que afetem a produção. Caso o índice paramétrico estipulado seja alcançado ou excedido, a cobertura da apólice pode ser acionada.

No caso de secas, por exemplo, um dos indicadores é o número de dias de tempo seco e com a precipitação pluviométrica inferior a um determinado índice acordado entre o produtor rural e a seguradora. Esse é um dos diferenciais desse seguro, afirma o Secretário de Política Agrícola, Guillherme Bastos, considerando que o produto de seguro paramétrico é construído em comum acordo entre o produtor e a companhia seguradora.

O evento contará com a participação de seguradoras e resseguradoras que atuam no mercado de seguro rural no Brasil e vai apresentar a experiência brasileira e internacional de seguro rural paramétrico, conforme a programação abaixo.

Webinar Seguro Paramétrico no Brasil

Canal de youtube Enagro – https://youtu.be/afZwtORtGTQ
15/10 (sexta-feira) – 15h (horário de Brasília)

ABERTURA:
Tereza Cristina, Ministra da agricultura Pecuária e Abastecimento
Guilherme Bastos, Secretário de Política Agrícola do MAPA

PAINEL 1: Experiências do Seguro Paramétrico no Brasil
Pedro Loyola, Diretor do Departamento de Gestão de Riscos do MAPA
Rodrigo Motroni, Vice-Presidente da Newe Seguros
Daniel Yuri, Engenheiro agrônomo da Essor Seguros

PAINEL 2: Experiências internacional das Resseguradoras no Seguro Paramétrico
Cristina Ribeiro, Subscritora Sênior da Swiss Re e Coordenadora do Comitê de Seguro
Agro da Fenaber
Edgar Misael Uribe, Gerente de Produtos Sênior da Swiss Re México

Momento para perguntas e debate

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre seguros, previdência, educação financeira, longevidade e saúde para o blog Sonho Seguro, do qual e fundadora, e para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do SindSeg-SP, entrevistadora em eventos e podcasts, bem como palestrante sobre temas diversos que envolvem o setor de seguros. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 17 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS