Fonte: Unimed
“Aprimorar as ferramentas tecnológicas da Seguros Unimed, aumentando a conectividade e fluidez de todos os processos”. Com esse objetivo, Wilson Leal assumiu recentemente a superintendência de Tecnologia e Inovação da Seguradora do Sistema Unimed. A empresa, que há anos investe na construção de bases mais eficientes e renovou aceleradamente sua realidade tecnológica com o advento da pandemia, se prepara para um novo salto nessa área: capacitar toda sua estrutura para suportar as frentes de crescimento que a empresa traçou para os próximos anos.
“Isso significa aumentar ainda mais os nossos níveis de conectividade, seguir com a transformação digital consistentemente, além de construir trilhas mais diretas para toda a esteira de informação, processos e fluxos da Companhia. Atividades que ainda estão fragmentadas serão compactadas em uma só estrutura, trazendo agilidade de resposta e eficiência à operação”, explica Leal.
Segundo ele, a Seguros Unimed pavimentou o caminho para mudanças mais ousadas e o momento chegou. Contabilizados cerca de R$ 100 milhões em investimentos em TI nos últimos três anos, sendo R$ 39 milhões somente em 2020, a seguradora concentra esforços na criação de sistemas sinérgicos que permitam reduzir custos, eliminar processos duplicados, viabilizar maior velocidade de resposta com os diferentes stakeholders e estabelecer uma transformação que impacte positivamente no resultado do negócio.
O trabalho realizado já aponta melhorias importantes. O projeto Digital+, criado há pouco mais de dois anos, permitiu que a seguradora economizasse R$ 14 milhões com a digitalização de processos e 7,6 milhões de páginas não impressas. Uma rede de sistemas segue em renovação, com grande foco em inovação, melhoria de processos e cibersegurança, aprimorando a integridade, rastreabilidade e segurança de todos os dados da companhia.
“Inovação e tecnologia são eixos de atenção e investimento permanentes e na Seguros Unimed não seria diferente. Estamos comprometidos em criar as melhores condições de conectividade com os clientes, que hoje já contam com o Super APP para diferentes acessos e consultas de todos os serviços e produtos. Temos um forte desafio de promover ações coordenadas que estabeleçam rapidamente estruturas ainda mais inteligentes para nossa força de vendas, sem interromper ou inibir nenhuma melhoria já conquistada”, ressalta Leal.