ICSS: Otimismo continuou, mas intensidade diminuiu

Fonte: Fenacor

Corretores de seguros, seguradores e resseguradores continuam otimistas quanto ao desempenho do mercado no segundo semestre. Contudo, a intensidade desse otimismo está menor. É o que mostra a última edição do Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), calculado com base em pesquisa da Fenacor e que resulta de três variáveis: ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras), ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) e ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras). 

Em agosto, o ICSS ficou em 122,2, a menor marca apurada desde abril (114,3).

Pelo segundo mês consecutivo, nenhum dos entrevistados projetou uma queda no faturamento do setor em 2021. Para 85% dos seguradores, 50% dos corretores de seguros e 60% dos resseguradores, haverá um cenário “melhor” nos próximos meses. 

Além disso, 15% dos seguradores, 50% dos corretores e 40% dos resseguradores responderam que não ocorrerão mudanças, com o nível do faturamento apurado até agora se mantendo estável.

Quanto à rentabilidade dos seus negócios nos próximos seis meses, apenas 15% dos seguradores e 5% dos corretores – e nenhum ressegurador – temem uma queda. 

Acreditam em um quadro de estabilidade 31% dos seguradores, 67% dos corretores e 80% dos resseguradores.

Já para 28% dos corretores, 54% dos seguradores e 20% dos resseguradores, haverá um crescimento dos níveis de rentabilidade registrados no primeiro semestre.

Com relação ao desempenho da economia brasileira nos próximos meses, 31% dos seguradores, 56% dos corretores e 60% dos resseguradores entrevistados apostam em uma retomada do crescimento até o final do ano. Há ainda 8% dos seguradores entrevistados que projetam um cenário “muito melhor”. 

Apenas 5% dos corretores, 8% dos seguradores e 20% dos resseguradores responderam que acreditam na possibilidade de uma piora no quadro econômico do país. 

Há ainda 53% dos seguradores, 39% dos corretores e 20% dos resseguradaores que projetam uma estabilidade até o encerramento do exercício.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS