Bradesco Seguros lucra R$ 1,6 bilhão no 1º trimestre de 2021

Fonte: Bradesco

O grupo Bradesco Seguros registrou lucro líquido de R$ 1,6 bilhão no 1º trimestre de 2021, crescimento de 40,6% em relação ao mesmo período de 2020. Esse desempenho foi favorecido pelo aumento no resultado financeiro. O faturamento chegou a R$ 19,5 bilhões. O resultado das Operações de Seguros, Previdência e Capitalização alcançou R$ 3,1 bilhões, expansão de 7%, na mesma base de comparação. O ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio) passou de 13,4% para 19,6% na comparação entre os primeiros trimestres. 

As provisões técnicas cresceram 4,7%, para R$ 285 bilhões, correspondentes a cerca de um quarto de todo o mercado segurador brasileiro, e os ativos garantidores dessas provisões evoluíram 6,4%, chegando a R$ 318 bilhões. Outro dado relevante, no comparativo entre os primeiros trimestres, foi a evolução de 6,1% na quantidade de segurados, participantes em previdência e clientes de Capitalização, que alcançou 30,7 milhões. 

O Índice de Eficiência Administrativa ficou em 3,8% no 1T21, melhorando ainda mais em relação aos 4% verificados em igual período de 2020. O Índice de Sinistralidade atingiu 77,7%, o que representou aumento de 4,8 pontos na comparação com mesmo período do ano anterior, refletindo a retomada gradual dos procedimentos eletivos e eventos indenizáveis, em virtude da maior flexibilização das medidas relacionadas ao distanciamento social. 

Desde o início da pandemia, o grupo segurador vem empregando esforços no sentido de ampliar e aprimorar a cobertura de riscos, agilizar a contratação de produtos e habilitar novos canais de comercialização, com o objetivo de levar a seus clientes uma proteção ainda mais completa e eficiente nesse momento de maior necessidade. 

Para tanto, tem investido cada vez mais em seu processo de transformação digital, expandindo e aperfeiçoando os canais de distribuição nessa modalidade. No 1T21, as vendas por esses canais cresceram 73% ante o 1T20, atingindo cerca de R$ 340 milhões, com aumento de 31% na quantidade de itens distribuídos. As vendas pelo canal Mobile cresceram 96%. 

Os aplicativos Bradesco Seguros acumulam 7,1 milhões de downloads. Além disso, 92% dos reembolsos de Saúde e 79% das vistorias de sinistros de Seguro Auto foram concluídos por processo digital, e 90% das vendas de Previdência Privada foram assinadas digitalmente por meio do aplicativo Bradesco, Internet Banking e biometria. 

Completando um ano de funcionamento em março de 2021, o hotsite criado pela Bradesco Saúde e Mediservice com ênfase em autoproteção e cuidados essenciais sobre Covid-19 superou a marca de 1,5 milhão de acessos. Desde o seu lançamento, em julho de 2020, o aplicativo Saúde Digital para consulta médica a distância registrou cerca de 220 mil atendimentos. 

Também completou um ano em março de 2021 o programa de Acolhimento Psicológico da Bradesco Saúde, que oferece aos beneficiários suporte voltado para a saúde emocional, tendo em vista as consequências do distanciamento social decorrente da pandemia. No total, o programa já atendeu mais de 235 mil pessoas. Foi inaugurada em Belo Horizonte (MG) a primeira unidade da rede de clínicas Meu Doutor Novamed na região, com foco em atendimento primário, oferecendo, entre outros serviços, consultas médicas básicas e especializadas, procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e exames laboratoriais e de imagem. A rede registrou 54 mil atendimentos no 1T21, tendo como diferencial as consultas por livre demanda devido aos casos de suspeita de Covid-19. No total, as 20 unidades em operação no país realizaram mais de 4 mil atendimentos não agendados, o que representou 7,4% do total das consultas no período. 

No segmento de Previdência, a Bradesco Vida e Previdência desenvolveu novas opções de produtos na grade de planos individuais e empresariais, com destaque para o lançamento de fundos de investimento em Previdência ESG (Environmental, Social and Governance), formados por empresas com alto grau de comprometimento ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. Administrados pela Bradesco Asset Management (BRAM), os novos produtos reforçam o compromisso da empresa com as boas práticas relacionadas ao meio ambiente, inclusão social e transparência corporativa. 

Em Seguro de Vida, a Bradesco Vida e Previdência implantou o modelo de tele-subscrição, que possibilita a contratação de produtos de forma remota, por meio de entrevistas online, tornando todo o processo mais ágil, seguro e conveniente para o cliente. 

Já em Seguro Auto e Ramos Elementares, a Bradesco Auto/RE ofereceu em março, em homenagem ao mês da mulher, condições especiais ao público feminino na contratação ou renovação de contrato de produtos dos segmentos automotivo e residencial. A empresa também implantou uma nova segmentação para os produtos Empresarial, focada em coberturas ainda mais aderentes aos variados formatos de negócios, e Residencial, personalizando a proteção de acordo com o estilo de vida e moradia de cada consumidor, a exemplo da cobertura inédita para atividade comercial na residência, tendo em vista a prática crescente do home office. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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