Willis Towers Watson e Liberty Specialty Markets lançam seguro de risco reputacional

Novo produto oferece cobertura para perda de lucro bruto de uma organização, caso ocorra um evento deste tipo, também oferece proteção financeira que fornece ferramentas às empresas de que precisam para proteger sua reputação

Fonte: companhias

A Willis Towers Watson, empresa líder global de consultoria, corretagem e soluções, e a Liberty Specialty Markets, líder global em seguros comerciais e especializados, lançaram um seguro contra riscos reputacionais que permite às organizações transferirem os riscos associados a certos tipos de crises de reputação, além de fornecer acesso a uma variedade de recursos não relacionados a seguros, incluindo análise de dados com base em inteligência artificial.

A solução está disponível para todos os países e inicialmente apenas para empresas dos setores de turismo, manufatura, varejo e transporte. A líder de mercado Polecat Intelligence Limited é a responsável por fornecer dados de reputação e análises de inteligência para as empresas. 

Para Garret Gaughan, líder do Hub de P&C de mercados globais da Willis Towers Watson, a confiança pública nas autoridades, seja no setor privado ou estatal, mudou radicalmente nos últimos cinco anos. “O equilíbrio de poder no contexto de influenciar a percepção do público mudou da sala de reuniões para as mãos da geração de smartphones. As organizações estão em um ambiente de reputação perigoso e volátil “, explica. Com esse lançamento, a Willis Towers Watson sai na vanguarda, entregando um mecanismo de suporte fiduciário tangível para os clientes.”

Para Lewis Edwards, diretor de subscrição e specialty da Liberty Specialty Markets, o aumento da exposição do cliente às mídias tradicionais e sociais levou a um aumento das perdas de reputação em todo o mundo. A maioria dos produtos de reputação no mercado hoje só inclui taxas de comunicação de crise incorridas após um evento de crise de reputação.

“Este novo produto é um dos poucos que oferece cobertura para a perda de lucro bruto de uma organização após esse evento, proteção financeira e fornece aos clientes as ferramentas de que precisam para proteger sua reputação. A capacidade de agir com rapidez e transparência pode ter um impacto muito positivo no desfecho de uma crise”, afirma.

Adam Garrard, líder de Risco Corporativo e Corretagem da Willis Towers Watson, afirmou que: “Enquanto o mundo luta com o surto da COVID-19, a importância de manter o impulso na inovação permanece clara. Ameaças emergentes continuam a surgir e as empresas precisam da opção de soluções modernizadas de transferência e mitigação de riscos em resposta.

“No seguro de riscos reputacionais, temos o prazer de oferecer aos nossos clientes uma solução de gerenciamento de risco que combina análise de dados, consultoria e transferência de risco de seguro com tecnologia de inteligência artificial em um só lugar. Para organizações de todos os tipos, o gerenciamento de riscos emergentes, como notícias falsas, engenharia social e manipulação de percepção, será fundamental para manter o valor”, afirma Garrard.

Francisco Aguirre Leiva, líder regional de Casualty para a América Latina na Willis Towers Watson, afirmou: “Atualmente e em um mundo em constante evolução, a reputação organizacional como um ativo intangível pode ser um fator de destaque reconhecido pelas partes interessadas ou, pelo contrário, um destruidor determinante do valor do negócio. O incipiente crescimento do ativismo social e do uso da hashtag nos últimos anos, bem como a proliferação de redes sociais e influenciadores, juntamente com a disseminação de notícias falsas, podem instantaneamente causar desconfiança do público em geral em detrimento das empresas e, consequentemente, nos seus resultados financeiros”.

O executivo ainda acrescentou que “o seguro de risco reputacional não deve ser considerado como uma apólice de seguro, mas sim como uma solução versátil, abrangente e acima de tudo inovadora que incorpora tecnologia de ponta (IA) para promover a gestão proativa de riscos, cobrindo as lacunas das apólices tradicionais a fim de proteger adequadamente não só a reputação, mas também a marca das empresas”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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