Saiba como o grupo MAG Seguros pretende ampliar o consumo de seguro de vida no Brasil

“Estamos em um mundo em constante transformação e o nosso perfil inquieto, sem dúvida, contribui para o contínuo sucesso ao longo da nossa história”, afirma o CEO

“Temos no nosso DNA um propósito muito claro e inovação. Nenhuma companhia consegue chegar aos 186 anos sem isso. A inovação foi testada na pandemia. 2021 vamos colher mais frutos da nossa parceria e das oportunidades que temos pela frente. Os desafios estão apenas começando”, afirmou Helder Molina, CEO da MAG Seguros, ao blog Sonho Seguro. 

O grupo realizou no dia 8 de janeiro seu tradicional evento anual, no qual comemora seu aniversário, realiza a convenção nacional e para fechar com chave de ouro tem a festa da premiação Galo de Ouro, que prestigia os melhores corretores de seguros conhecidos como “galistas”. A Covid-19 atingiu a todos de uma forma democrática. A MAG Seguros estava preparada para enfrentar a pandemia, como mostram os resultados apresentados pelo grupo no evento Potencialize.

“Mesmo com todo o contexto externo, vencemos obstáculos nunca imaginados. Conseguimos cumprir nossas metas, projetadas em agosto de 2019, quando nem se pensava na Covid-19, com o apoio de todos os nossos parceiros de negócios. Lançamos 18 produtos novos, obtivemos crescimento de 12% e alcançamos cerca de 5 milhões de clientes. Também demos início a Simple3You, nossa seguradora digital, que oferecerá seguro de danos dentro do projeto de sandbox da Susep”, elencou Helder Molina em seu discurso no evento. 

O executivo destacou que a digitalização e o maior entendimento das pessoas para o seguro de vida foram os maiores legados deixados pela pandemia ao setor. “As pessoas tiveram que se reinventar. Comprar remédios pela internet. Comida pela internet. Em 30 dias as pessoas se digitalizaram. E nos seguradoras também tivemos que nos reinventar. Todos nós evoluímos e nos adaptamos a este novo momento. Quem estava preparado, se deu melhor. Quem não estava, correu atrás do prejuízo”. 

Ele destacou que hoje se pode falar livremente sobre morte e invalidez, um tema muito difícil para todos. “Isso também afetou a prioridade das pessoas. O que mais importa é proteger quem se ama. Então o que se esperar para 2021? Um mundo de oportunidades”, disse ele aos corretores que participaram do evento virtual, gravado em estúdios no Rio e em São Paulo.

Nilton Molina, pai de Helder e presidente do conselho do grupo, estava no estúdio em São Paulo. Ele ressaltou que 2020 foi um momento em que todos passaram por um momento de reflexão. “Num dos meus momentos reflexivos, passou pela minha cabeça uma coisa interessante. O produto que vendemos é necessário para todo ser humano. Recursos financeiros para proteger a família em caso de uma morte prematura, ou de uma invalidez inesperada ou mesmo ter uma renda para viver no caso da sobrevivência a tudo. Quem escapa disso? Alguém escapa da morte? Não. Qual o ser humano, que sobrevivendo a tudo isso, precisa de recursos para viver com qualidade sem depender de outras pessoas ou complementar os benefícios sociais? Todos”, comentou. 

Diante do exposto, Molina entende que o setor é indispensável a todos os seres humanos. No entanto, reconhece que é muito difícil vender seguros de vida. “Pensando nisso, cheguei a conclusão de que somos culpados. Nós, donos de seguradoras, executivos. Nós não incorporamos com força e fidelidade o propósito do nosso trabalho, que é prover soluções de proteção nos diversos momentos da vida. Convencer pessoas sobre a importância de poupar para a longevidade”, enfatiza.

Molina conclui que o setor tem de aprimorar a comunicação. “Faz 186 anos que este é o propósito da Mongeral, agora MAG. Precisamos oferecer valor para as pessoas. Um forte componente de propósito para o cliente. Temos de acreditar no nosso propósito. Esta é nossa fortaleza”, disse. “Aprendemos a vender seguro de forma remota. Conversar com corretores e clientes de forma virtual. Apoiar corretores e clientes de forma virtual. Foi um aprendizado e tanto para todos nós. Unidos e alinhados no mesmo propósito, que é defender nosso consumidor na certeza de que a nossa profissão é nobre e ajuda a construir o futuro de cada individuo e de cada família”, afirmou Molina pai.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista de Helder Molina ao blog Sonho Seguro

Como a empresa chega aos 186 anos?

A MAG é a terceira empresa com mais tempo de atuação ininterrupta no Brasil. Somos a seguradora mais longeva do país. E eu costumo dizer que há duas características de nossa empresa que são muito marcantes que nos fizeram chegar até aqui. A primeira delas é que temos um propósito claro e genuíno há 186 anos: prover soluções individuais nos diversos momentos de vida de todos os brasileiros. Somos uma empresa feita de pessoas, que preza pelas relações humanas e pelo cuidado com as pessoas. O outro ponto fundamental que nos trouxe aqui é o nosso DNA inovador. Estamos em constante transformação, buscando sempre desenvolver as melhores soluções em seguro, tecnologias e serviços para nossos corretores, parceiros de negócios e clientes. Estamos em um mundo em constante transformação e o nosso perfil inquieto, sem dúvida, contribui para o contínuo sucesso ao longo da nossa história.

Quais as principais conquistas?

O ano de 2020 foi repleto de conquistas para a companhia. Ele foi marcado pelo lançamento das nossas novas marcas comerciais em janeiro, quando nos tornamos MAG. Realizamos o lançamento de diversas soluções em seguro de vida e previdência, como a inovadora linha Vida Toda Bem-Estar, produtos para público com mais de 60 anos e novos planos de previdência com uma das menores taxas do mercado. Seguimos investindo nas nossas ações e soluções digitais, como as melhorias contínuas do Venda Digital, ferramenta de comercialização 100% digital e remota que permitiu a continuidade dos negócios durante a pandemia; além do novo Portal de Seguros Coletivos. Também merece destaque a consolidação do MAG Leads junto aos corretores parceiros, ferramenta baseada em tecnologia que tem como principal objetivo a captação e a gestão de leads qualificados no ambiente digital. Outra grande novidade foi a divulgação da segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), desenvolvida pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

O grupo já pode ser considerado um marketplace de serviços financeiros?

Sim, certamente. Nosso grupo atua como uma experiência do que chamamos de one stop shop. Oferecemos diversas soluções pensando na longevidade financeira, seja de cliente pessoa física, quanto para empresas ou parceiros institucionais, com produtos de seguro de vida, previdência, investimentos e conta digital, por exemplo.

Como está o projeto do banco digital?

Em janeiro lançamos a MAG Finanças, nossa fintech. Neste período, realizamos campanha para a adesão dos corretores para o recebimento de comissões pela conta digital da MAG Finanças. Para além disso, a MAG Finanças se tornou opção para pagamento de benefícios a pessoas não bancarizadas. Com menos de um ano de operação, a fintech superou R$ 400 milhões em transações, foi aprovada pelo Banco Central para participar do PIX e está em fase final de constituição como uma Sociedade de Crédito Direto.

E a filha mais nova, a insurtech do grupo, a Simple2u?

A Simple2u marca a nossa entrada na oferta de seguros de ramos elementares no modelo on demand. Estamos com uma boa expectativa para a insurtech, que atuará com a democratização do seguro de forma 100% digital.

O que mais podemos contar sobre a agenda de inovação do grupo para 2021?

Neste ano vamos intensificar ainda mais as nossas iniciativas relacionadas ao MAG Leads, contribuindo cada vez mais com a geração de negócios para os corretores. Vamos desenvolver soluções de seguro on demand, trazendo para a sociedade uma nova maneira de consumir seguro de vida no Brasil por meio de um modelo consolidado em outros tipos de mercado. O trabalho da WinSocial direcionado às pessoas com diabetes  se mostrou muito produtivo em 2020. Para 2021, já iniciamos estudos para ampliar a oferta de seguro a novos clusters de risco excluído ou severamente penalizado por meio de uma análise baseada em tecnologia. Ou seja, mais oportunidades de negócio em novos segmentos de clientes. Também vamos realizar mais um ciclo do nosso programa de inovação com a PUC-RJ que, pela segunda edição, será realizado de forma totalmente online e poderá envolver estudantes de universidades de todo o país.

Cite 5 lições importantes que uma empresa precisa considerar para ser longeva.

  • Ter um propósito claro, definido e genuíno
  • Ser uma empresa que tenha inovação em seu DNA e em constante transformação
  • Fortes relações pessoais e espírito colaborativo
  • Olhar atento às oportunidades
  • Foco nas necessidades e demandas de clientes e parceiros de negócio

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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