Paulo Umeki deixa Liberty Seguros após 17 anos na liderança de projetos inovadores

As áreas de Técnica & Produtos e Analytics foram unificadas a partir de 1º de janeiro de 2021, sob a gestão de Rafael Citelli

Depois de 17 anos contribuindo para o crescimento da Liberty Seguros, que acumula premiações com a temática Inovação, Paulo Umeki deixa o grupo e busca novas oportunidades. “Foi um ciclo espetacular na Liberty. Quando entrei, em 2003, o grupo tinha 13 filiais e agora tem mais de 60. Atuava com 3 mil corretores e agora são mais de 18 mil. É a quinta no ranking de automóvel, com rentabilidade destacada. O grupo tem um projeto muito sólido de inovação, que traz ganhos incríveis. Investir na digitalização exige investimentos robustos em integrações digital com parceiros para levar ao consumidor produtos e serviços integrados em tempo real, que se iniciem e terminem dentro da plataforma”, diz ele ao blog Sonho Seguro.

A Liberty Seguros informou que, como parte de uma estratégia global, as áreas de Técnica & Produtos e Analytics foram unificadas a partir de 1º de janeiro de 2021, sob a gestão de Rafael Citelli. Citelli ingressou na Liberty em 2009 assumindo a Diretoria Atuarial. Desde então, junto ao seu time, contribuiu para a seguradora evoluir significativamente na sofisticação de preços e no desenvolvimento e governança de dados para tomada de decisão. Em 2015, Rafael liderou o time do Centro de Excelência em Precificação da Liberty na América Latina, retornando à Liberty Seguros do Brasil em maio de 2016 no cargo de Vice Presidente de Analytics.

Como parte dessa movimentação, Paulo Umeki deixa a Liberty Seguros após 17 anos, durante os quais liderou projetos importantes para o crescimento e rentabilidade da companhia, implantando produtos diferenciados como o Auto Consciente e o Caminhão Individual. Além disso, Umeki atuou como líder de projetos voltados ao desenvolvimento dos cotadores online da companhia, hoje reconhecidos como uma das melhores ferramentas do mercado”, informa a Liberty.

Umeki, assim como outros executivos que deixam empresas para as quais se dedicaram há anos, ingressa num mundo novo para eles, no qual o primeiro passo é entrar no Linkedin e abrir uma empresa para empreender com um CNPJ próprio. 

“Trabalho há 40 anos, desde 1972, de forma ininterrupta e assim pretendo continuar pelo menos pelos próximos 20 anos. Tenho muita experiência no setor de seguros, no tradicional e no digital. Sei o quanto este setor tem mudado e por isso me sinto jovem, com muita energia para tocar novos projetos que exigem experiência com regulamentação, que tem mudado muito desde o final de 2019, e que acompanhava de perto na Liberty por ser o diretor responsável pela Susep”, comentou. 

A boa notícia para os profissionais do setor de seguros que anunciaram o fim de um ciclo em suas companhias nestes últimos quatro meses, como Gabriel Portella, (SulAmérica), Newton Queiroz (Argo Seguros), Francisco Vidigal Filho (Sompo Seguros) entre outros, é que há muitos projetos em andamento em praticamente todas as seguradoras para tornar as operações digitais, sem qualquer papel, além dos novos investidores, que apostam em seguros para elevar a rentabilidade de seus negócios, como varejistas, bancos tradicionais, digitais como Nubank, Inter C6, Original, marketplaces financeiros como a XP, BTG entre outros, como o aplicativo Ifood, que acaba de criar conta digital. 

“O mundo é digital. A jornada de todos é trabalhar sem papel, reduzir custos e assim encurtar o ciclo de vida das operações e ganhar eficiência. Todas as companhias priorizam isso, criando para corretores e para consumidores meios digitais de relacionamento. Todos sabem que a sociedade dá menos valor para carro de sua propriedade e valoriza muito a experiência. E isso nos traz muitas oportunidades, como seguros de responsabilidade civil, por exemplo, sendo a CNH e não o carro o fator preponderante do seguro. Certamente em breve terei boas notícias sobre novos projetos, nos quais poderei contribuir com minha experiencia e valores acumulados ao longo desses anos de intensa mudança do setor”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS